Explorações matemáticas com realidade aumentada: em destaque o movimento do corpo próprio
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1403Palavras-chave:
Fenomenologia, Espacialidade, Constituição de Conhecimento, Formação de Professores, Educação MatemáticaResumo
Neste texto, destaca-se o movimento do corpo próprio na constituição de conhecimento matemático com a tecnologia de realidade aumentada (RA), particularmente com o aplicativo GeoGebra AR. Para tanto, elegem-se recortes de duas pesquisas nas quais se analisa o movimento da pessoa que faz exploração com essa tecnologia. A postura assumida na condução das tarefas com as pessoas e na análise dos dados é fenomenológica, o que possibilita expor o sentido do movimento com RA olhando para a ação da pessoa que realiza exploração. Para apresentar o compreendido, articulam-se aspectos da análise dos dados dessas pesquisas com o sentido atribuído à vivência, dando enfoque à formação de professores, solo das investigações. Ressalta-se que, na vivência da pessoa que faz as explorações com o aplicativo, o corpo intencionalmente se coloca em movimento como sujeito da percepção, atribuindo sentido ao que percebe no mundo da vida em que sempre já está lançado.
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