Sentidos e significados explicitados por alunos em sala de aula e a pesquisa em Educação Matemática

Autores

  • Luana Milagres Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0009-0007-9644-8852
  • Marli Regina dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1399

Palavras-chave:

Fenomenologia, Sentidos e significados, Educação Matemática, Educação Básica, Sala de aula

Resumo

Nas pesquisas em Educação Matemática, é recorrente a atenção dirigida ao que se explicita em sala de aula — sobretudo nas interações entre os alunos —, buscando-se sentidos e significados que possam ser evidenciados diante daquilo que se investiga. Não se trata, nesses casos, de simplesmente converter o discurso oral ou escrito em sinônimos daquilo que foi dito, mas de compreender os aspectos significativos que embasam entendimentos, dúvidas e gestos diante da indagação à qual se busca lançar luz. De uma perspectiva fenomenológica, argumentamos que compreender o que se mostra exige que o investigador explicite uma visão de mundo que articule entendimentos sobre a origem daqueles atos que permitem que sentidos e significados se doem e sejam (re)significados. Destaca-se que, para isto, a postura teórica assumida pelo pesquisador solicita uma prática em sintonia com ela, a qual exige uma escuta atenta que permita que tais sentidos e significados possam emergir em meio às vivências dos alunos — em vez de serem antecipadamente atribuídos por ele.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Fernandes, L. M., & Santos, M. R. dos. (2025). Sentidos e significados explicitados por alunos em sala de aula e a pesquisa em Educação Matemática. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 192–210. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1399

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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