As ideias fundantes do teorema da incompletude de Gödel: uma análise fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1389

Palavras-chave:

Intuição de essência (Wesensschau), Teorema da incompletude, Fenomenologia husserliana, Formalização matemática, Educação Matemática

Resumo

Este artigo investiga as ideias intuitivas que fundamentam a abordagem e a demonstração do teorema de Gödel, articulando a Fenomenologia de Husserl com a prática matemática. Norteada pela pergunta “Que ideias fundantes são detectadas na abordagem e na estratégia demonstrativa do teorema?”, a análise concentra-se: (i) nas decisões filosóficas subjacentes à aritmetização da metamatemática e à construção de proposições verdadeiras indemonstráveis; e (ii) nos elementos-chave da estratégia, como a bijeção metamatemática-aritmética, a numeração de Gödel, a codificação simbólica unívoca e a autorreferência. Argumentamos que Gödel parte de uma intuição platônica sobre a existência de verdades matemáticas irredutíveis à formalização, o que o levou a construir proposições indecidíveis. Este estudo resgata a dimensão intuitiva como fundamento epistemológico, oferecendo contribuições à Educação Matemática ao apresentar alternativas às reduções formalistas ou estruturalistas no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Ana Maria Mota Pereira Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Batistela, R. de F., & Silva, A. M. M. P. (2025). As ideias fundantes do teorema da incompletude de Gödel: uma análise fenomenológica. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 57–87. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1389

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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