Autobiografia, histórias de vida e entrevista interativa: fundamentos teórico-metodológicos promissores à formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1211Palavras-chave:
Pesquisa (Auto)biográfica, Histórias de Vida, Entrevista Interativa, Formação de porfessoresResumo
O presente estudo objetiva explicitar a (Auto)biografia, enquanto abordagem de pesquisa, as Histórias de Vida como método que detém funções de instrumento de investigação e de formação e a Entrevista Interativa como promissor dispositivo formativo, de modo a compreender impactos nas pesquisas em Educação e formação de professores. Os aportes epistemológicos lastram-se nas discussões de teóricas(os) da Pesquisa (Auto)biográfica, das Histórias de Vida e da Pesquisa-formação. Os estudos
evidenciaram queas Histórias de Vida assumem importância enquanto método de pesquisa, abrangendo experiências da vida pessoal-profissional e processos de formação. Nesse caminho, a biografização docente, produzida na pesquisa-formação, promove formação e (auto)formação, que impactam em (trans)formações futuras nas práticas. Além disso, apresentamos a Entrevista Interativa como alternativa autêntica de dispositivo de interação-formação, que reconhecendo necessidade de multiplicar procedimentos e impactando na realização da aventura biográfica.
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