Desenhos animados e programas infantis a partir das narrativas de vida de professores: entre vivências e experiências
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1180Palavras-chave:
Desenho animado, Programas infantis, Pesquisa (auto)biográfica, NarrativasResumo
Esta pesquisa visou analisar os sentidos atribuídos por professores ao desenho animado e programas infantis em suas narrativas de vida, sob a perspectiva da abordagem da pesquisa (auto)biográfica em educação. Os participantes foram três docentes da região Norte do Brasil, especificamente de Manaus, Amazonas (AM). Para o embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Carneiro (1999), Abrahão (2003), Ariès (1981), Sarmento (2004), Nóvoa e Finger (2010), Soares (2011), Sartori e Souza (2012), Souza e Meireles (2018), Rocha (2021), entre outros. Produziram-se os dados por meio da entrevista para demonstrar que as referidas atrações televisivas fazem parte das trajetórias de formação dos colaboradores da investigação. Além disso, os resultados obtidos sinalizaram a falta de reflexão de tais recursos nos cursos de licenciaturas, especialmente no que tange às potencialidades pedagógicas. Diante da experiência dos desenhos animados e programas infantis, identidades são construídas, saberes, produzidos, e interações, realizadas de fato.
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