Desenhos animados e programas infantis a partir das narrativas de vida de professores: entre vivências e experiências

Autores

  • Yanael Aragão de Castro Universidade Federal do Tocantins
  • Sebastião Kennedy Silva Soares Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-5572-014X

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1180

Palavras-chave:

Desenho animado, Programas infantis, Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas

Resumo

Esta pesquisa visou analisar os sentidos atribuídos por professores ao desenho animado e programas infantis em suas narrativas de vida, sob a perspectiva da abordagem da pesquisa (auto)biográfica em educação. Os participantes foram três docentes da região Norte do Brasil, especificamente de Manaus, Amazonas (AM). Para o embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Carneiro (1999), Abrahão (2003), Ariès (1981), Sarmento (2004), Nóvoa e Finger (2010), Soares (2011), Sartori e Souza (2012), Souza e Meireles (2018), Rocha (2021), entre outros. Produziram-se os dados por meio da entrevista para demonstrar que as referidas atrações televisivas fazem parte das trajetórias de formação dos colaboradores da investigação. Além disso, os resultados obtidos sinalizaram a falta de reflexão de tais recursos nos cursos de licenciaturas, especialmente no que tange às potencialidades pedagógicas. Diante da experiência dos desenhos animados e programas infantis, identidades são construídas, saberes, produzidos, e interações, realizadas de fato.

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Biografia do Autor

Yanael Aragão de Castro, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Aragão de Castro, Y., & Silva Soares, S. K. (2025). Desenhos animados e programas infantis a partir das narrativas de vida de professores: entre vivências e experiências . Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 515–535. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1180

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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