Educação física como componente curricular: intelectuais, conhecimento e didática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.868Palavras-chave:
Educação Física escolar, Intelectuais, Componente curricular, Cultura corporal de movimentoResumo
Trata-se de um estudo teórico que visa efetivar uma reflexão acerca de desdobramentos teórico-práticos do que significa tratar a Educação Física como componente curricular. A motivação deste trabalho remonta às experiências do seu autor como professor da educação básica. Para o andamento teórico-metodológico do estudo, fez-se uso de uma discussão especializada da área sobre a temática, orientada por questões relacionadas ao professor de Educação Física como intelectual, o significado do termo componente curricular, o conhecimento que a Educação Física aborda na escola e as consequências didáticas de se pensar a tematização da cultura corporal de movimento na escolarização básica. O estudo apontou que a condição de componente curricular delega à Educação Física um conjunto de responsabilidades e direitos, que giram em torno da tensão entre a sua lógica histórica de atividade da escola, com o sentido contemporâneo que se reivindica de componente curricular com status de disciplina educativa da escola.
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