Bibliotecas escolares: um espaço contraditório

Autores

  • Flomar Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, Câmpus Jataí

Resumo

Resumo: O tema desta pesquisa é biblioteca escolar, cujo objetivo foi verificar se bibliotecas escolares de uma cidade de Goiás, região central do Brasil, atendiam a Lei nº 12. 244/2010 e as diretrizes da Unesco/Ifla referente ao acervo, à organização, ao pessoal para atendimento da comunidade estudantil. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados, nesteestudo de caso, foram observação, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados apontaram que as bibliotecas analisadas ainda continuam como as de décadas anteriores. Concluiu-se que há falta de políticas públicas e urge discutir atemática nos cursos de formação docente e a necessidade de cursos de atualização para as pessoas que trabalham neste espaço que envolve razão e emoção.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Biblioteca Escolar; Razão; Emoção.

 

School libraries: a contraditory space

Abstract: The theme of this research is school library, whose objective was to verify if school libraries of a city of Goiás, central region of Brazil, met Law nº 12. 244/2010 and the Unesco / Ifla guidelines on regarding the collection, the organization, the personnel to attend the student community. As for the methodology, it was a qualitative research, and the instruments of data collection, in this case study, were observation, interviews and photographic records. The results pointed out that the libraries analyzed still continue as those of previous decades. It was concluded that there is a lack of public policies and it is urgent to discuss the theme in teacher training courses and the need for refresher courses for people working in this space that involves reason and emotion.

Keywords: Teaching-learning; School Library; Reason; Emotion.

 

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Biografia do Autor

Flomar Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, Câmpus Jataí

Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-Goiás, professora no Programa de Pós-Graduação / mestrado profissional, do IFG/Câmpus Jataí.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Chagas, F. (2016). Bibliotecas escolares: um espaço contraditório. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(6), 390–407. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/60