Narrativas (auto)biográficas e dissidências da norma de sexualidade em trajetórias educativas: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.863

Palavras-chave:

Sexualidade, Norma, Educação, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática por meio da análise de artigos científicos que utilizam como fonte de informações narrativas (auto)biográficas de pessoas dissidentes da norma de sexualidade no contexto de suas trajetórias educativas. O levantamento realizou-se no Portal de Periódicos da CAPES, sendo selecionados 12 artigos para compor a revisão. Foi analisada a construção argumentativa desses artigos e seus desdobramentos acerca da sexualidade no contexto da educação. Destarte, emergiram seis categorias agrupadas em três contextos inter-relacionados: “silenciamento” e “adestramento” (contexto “a escola”); “exposição e violência” e “inferiorização do feminino” (contexto “o outro”); e “negação” e “culpabilização” (contexto “o sujeito”), assim como outros constructos e possibilidades de intervenção. A partir dessas categorias e de outras indagações, este estudo traz pistas baseadas em histórias de vida, para que se possa pensar em uma educação empenhada com a construção de uma sociedade mais justa e apartada de preconceitos e discriminações.

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Biografia do Autor

Diogo Coelho Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Administrador/Técnico Administrativo em Educação da UFSM. E-mail: diogo.moreira@ufsm.br

 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9313417931673045

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6473-9379

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM). E-mail: costa.joacir@ufsm.br

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4415592608164551

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6099-7186

Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Educação. Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DOCEFORM - Docência Escola e Formação de Professores/CNPQ. Professora/Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). E-mail: melizagama@gmail.com

 

Lattes: CV: https://lattes.cnpq.br/3265100694974444

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8789-5868

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Coelho Moreira, D., Marques da Costa, J., Rosa Gama, M. E., & Lopes, A. R. (2025). Narrativas (auto)biográficas e dissidências da norma de sexualidade em trajetórias educativas: uma revisão sistemática. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 601–630. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.863

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