Etnomodelagem e cultura campesina: investigação antropológica em uma escola do vale do rio Jiquiriçá

Autores

  • Luana Oliveira Moreira de Jesus Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0003-0789-3393
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.846

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Educação do Campo

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar, através de uma proposta de ensino, de que forma a Etnomodelagem pode favorecer o ensino de Matemática em uma Escola do Campo, por meio da relação antropológica cultural dos saberes tácitos no cultivo do milho. Participaram do estudo, um agricultor local e 22 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram analisados, utilizando a Análise de Conteúdo. Os resultados destacaram a importância da Etnomodelagem na Educação do Campo, ressaltando seu potencial para fortalecer a cultura e os conhecimentos locais (saberes êmicos), auxiliando a valorização e a afirmação da identidade dos sujeitos enquanto campesinos, por intermédio de uma abordagem dialógica e antropológica.

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Biografia do Autor

Luana Oliveira Moreira de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Matemática. Professora do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de Ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permante dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESB) e Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Jesus, L. O. M. de, & Madruga, Z. E. de F. (2025). Etnomodelagem e cultura campesina: investigação antropológica em uma escola do vale do rio Jiquiriçá. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 550–578. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.846

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