Mapeando os saberes docentes: uma revisão sistemática da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.839

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Prática pedagógica, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo realiza uma revisão sistemática da produção acadêmica sobre os saberes docentes, com o objetivo de analisar como esses saberes são construídos e mobilizados na prática educativa. A metodologia incluiu a coleta de 142 artigos na base SciELO, dos quais 18 foram selecionados após critérios de inclusão e exclusão, seguidos de análise do conteúdo. Os resultados evidenciaram que os saberes docentes são multifacetados, com ênfase nos saberes experienciais, e estão intrinsecamente ligados à formação inicial e continuada de professores, especialmente através de estágios supervisionados e programas como o PIBID. Conclui-se que a vivência em contextos reais de ensino é crucial para a construção e mobilização desses saberes, destacando a necessidade de maior integração entre teoria e prática na formação docente.

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É Licenciado e Bacharel em Educação física. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física e especialização em Docência do Ensino Superior. É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Foi Secretário de esporte da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE), do Grupo de Estudo em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA) e do Grupo de Estudos Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer (GESOE/UFRGS). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Docente do Instituto Federal Fluminense. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade da Serra - ES. Psicomotricista pelo Instituto Helena Antipoff (PESTALOZZI-RJ). Licenciado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Ex-psicomotricista na Equoterapia pela Fundação Rural de Campos-RJ. Atuou como professor de Capoeira em atendimento aos assistidos da APAE e na Associação de Proteção aos Excepcionais (APOE). Ex-profissional de Educação Física na APAE. Professor do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi Professor de Educação Física da Secretaria do Estado- RJ. Professor do projeto PARAESPORTE, como técnico do time de futebol de surdos, capoeira e xadrez, aulas de natação para TEA suporte 2. Membro colaborador do Núcleo de Estudos de Pessoa com Autismo (NEPA)- UFF e o do Laboratório de Inclusão , Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) - UFRJ

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) e em Políticas Educacionais (UFRJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura em Educação Física e nos cursos de Mestrado em Educação Física. É líder do LECPEF (Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física). Possui experiência no ensino da educação física na educação básica tendo atuado na Secretaria Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, ministrando aulas para o ensino infantil, fundamental, médio e EJA. Coordena o projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino da Educação Física que desde 2016 promove espaços de formação permanente para professores de educação física da Educação Básica. É revisor dos principais periódicos do campo da educação e da educação física. Atuou como coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Univasf no período de 2015-2019. É coordenador dos estágios de licenciatura da Univasf. 

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Lima, G. A., Cristo Júnior, C. H. N. de, & Moura, D. L. (2025). Mapeando os saberes docentes: uma revisão sistemática da produção acadêmica. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 529–549. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.839

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