Uma discussão sobre o papel da matemática nos cursos de tecnologia da informação da FATEC Ourinhos

Autores

  • Marcela Aparecida Penteado Rossini Fatec - Faculdade de Tecnologia
  • Renata Cristina Geromel Meneghetti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.422

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o papel da Matemática nos cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos [...]. Em tal análise, buscou-se identificar o perfil do profissional a ser formado e a contribuição do conhecimento matemático na formação de tecnólogos desses cursos. A análise dos referidos Projetos Pedagógicos foi feita principalmente à luz de teorias de Educação Tecnológica, Teorias Críticas de Currículo e da Educação Matemática Crítica e mediante três categorias estabelecidas a priori. Como resultado, apontamos que se deve proporcionar uma formação que possibilite a elevação cultural dos sujeitos no desenvolvimento de competências que se estruturam a partir do conhecimento teórico, visando compreender e avaliar impactos sociais, econômicos, ambientais e resolver problemas. A matemática, numa perspectiva crítica, pode ser uma aliada nesta direção. 

Palavras-chave: Projetos Pedagógicos; Habilidades Matemáticas; Tecnólogos; Mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica