Vozes infantis na construção de um jogo educativo sobre atividade física na infância: nas trilhas do empoderamento em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.820

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Saúde da Criança, Atividades Lúdicas

Resumo

O objetivo foi descrever o processo de desenvolvimento de um jogo educativo em saúde voltado à promoção da atividade física na infância. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, conduzido em seis etapas: conceituação, levantamento de informações, gameplay, ambientação/arte/regras, implementação e testes. Participaram 32 crianças, de oito a dez anos, de uma escola municipal de Teresina-PI. A aproximação com os participantes ocorreu por meio da observação participante e a produção de dados em oficinas grupais. Para a análise do corpus, utilizou-se a análise temática. Foram identificadas quatro categorias de domínio da atividade física: na escola, em casa, no tempo livre e junto à rede de apoio. Essas categorias fundamentaram o desenvolvimento do jogo educativo, composto por um tabuleiro e 55 cartas. A tecnologia tem potencial para incentivar a promoção da atividade física infantil e pode ser utilizada em diferentes espaços de produção social, residências e redes de apoio.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Costa, D. C. C. O., Madeira, F. B., Teixeira, E., & Gomes, I. L. V. (2025). Vozes infantis na construção de um jogo educativo sobre atividade física na infância: nas trilhas do empoderamento em saúde. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 794–816. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.820

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