Desafios e potencialidades em adultas emergentes brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.817

Palavras-chave:

Adultez emergente, Análise SWOT, Mulheres brasileiras, Psicologia do desenvolvimento

Resumo

A adultez emergente envolve situações desafiadoras aos indivíduos que vivenciam essa fase. A compreensão de aspectos pessoais e contextuais presentes nesse processo de transição pode contribuir para uma melhor assistência a esses indivíduos. Este estudo investigou quais forças e oportunidades favorecem e quais fraquezas e ameaças dificultam a transição para a vida adulta de oito mulheres brasileiras de 18 a 26 anos, utilizando um modelo baseado na análise SWOT. Os dados foram coletados por meio de um Grupo Focal virtual e analisados qualitativamente. As principais forças incluíram adaptabilidade, determinação e autonomia, enquanto as fraquezas abordaram comparação social e falta de habilidades de autorregulação. O suporte emocional da família emergiu como uma oportunidade significativa, enquanto a escassez de recursos financeiros e conflitos familiares foram ameaças. Os resultados apresentam potencialidades e desafios enfrentados pelas participantes e podem subsidiar a formulação de intervenções de cuidado a esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, C. A construção da Identidade, Auto-conceito e Autonomia em Adultos Emergentes. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 137-146, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201944. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201944

ARNETT, J. J. Emerging adulthood(s): The cultural psychology of a new life stage. In: JENSEN, L. A. (ed.). Bridging cultural and developmental approaches to psychology: New syntheses in theory, research, and policy. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 255-275. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195383430.003.0012

ARNETT, J. J. Introduction: Emerging adulthood theory and research. In: ARNETT, J. J. (ed.). The Oxford Handbook of Emerging Adulthood. Oxford: Oxford University Press, 2015b. p. 1-11. DOI: http://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199795574.013.36. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199795574.013.36

BACKES, D. S.; COLOMÉ, J. S.; ERDMANN, R., H.; LUNARDI, V. L. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-619126. Acesso em: 06 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442

BATISTA, H. H. V.; NORONHA, A. P. P. Instrumentos de autorregulación emocional: una revisión de literatura. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 17, n. 3, p. 389-398, 2018. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15643.12. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15643.12

BANDURA, A. Human agency in social cognitive theory. American Psychologist, Washington, v. 44, n. 9, p. 1175, 1989. DOI: http://dx.doi.or-g/10.1037/0003-066X.44.9.1175. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.44.9.1175

BOSCH, L. A.; SERIDO, J.; CARD, N. A; SHIM, S.; BARBER, B. Predictors of financial identity development in emerging adulthood. Emerging Adulthood, Oaks, v. 4, n. 6, p. 417-426, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816631845. Acesso em: 30 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816631845

BUTTERBAUGH, S. M.; ROSS, D. B.; CAMPBELL, A. My money and me: Attaining financial independence in emerging adulthood through a conceptual model of identity capital theory. Contemporary Family Therapy, New York, v. 42, n. 1, p. 33-45, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10591-019-09515-8. Acesso em: 30 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10591-019-09515-8

CARNEIRO, V. T.; SAMPAIO, S. M. R. Adultez emergente: um fenômeno normativo? Revista Saúde & Ciência, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 32-40, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.35572/rsc.v4i1.238. Acesso em: 09 out. 2024.

CHAO, G.; GARDNER, P. Healthy transitions to work. In: PADILLA-WALKER, L. M.; NELSON, L. J. (eds.). Flourishing in emerging adulthood: Positive development during the third decade of life. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 104-128.

CHERNEY, K.; ROTHWELL, D.; SERIDO, J.; SHIM, S. Subjective financial well-being during emerging adulthood: The role of student debt. Emerging Adulthood, Oaks, v. 8, n. 6, p. 485-495, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819879252. Acesso em: 30 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819879252

COHEN, S.; WILLS, T. A. Stress, social support, and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, Washington, v. 98, n. 2, p. 310-357, set. 1985. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.98.2.310. Acesso em: 30 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1037//0033-2909.98.2.310

CUI, M.; HONG, P.; JIAO, C. Overparenting and emerging adult development: A systematic review. Emerging Adulthood, Oaks, v. 10, n. 5, p. 1076-1094, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/21676968221108828. Acesso em: 30 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/21676968221108828

DEMIR, M.; TYRA, A.; ÖZEN-ÇIPLAK, A. Be there for me and I will be there for you: Friendship maintenance mediates the relationship between capitalization and happiness. Journal of Happiness Studies: An Interdisciplinary Forum on Subjective Well-Being, Dordrecht, v. 20, n. 2, p. 449–469, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10902-017-9957-8. DOI: https://doi.org/10.1007/s10902-017-9957-8

DESOUSA, D. A.; PEREIRA, A. S. Características e funções dos relacionamentos de amizade na adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez emergente no Brasil: Uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 95-94.

DUTRA-THOMÉ, L.; PONCIANO, E. The relationship between emerging adults and their parents as PYD promotive factor in Brazil. In: DIMITROVA, R.; WIIUM, N. (ed.). Handbook of positive youth development: Advancing research, policy, and practice in global contexts. Cham: Springer Nature Switzerland AG, 2021. p. 123–134. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_9. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_9

DUTRA-THOMÉ, L.; LEME, V. R.; PEREIRA, A. S.; PAIVA, I. L.; DIAS, A. C. G., GAIÃO, E. S.; KOLLER, S. H. Factores de proteccion y de riesgo en la transicion para la vida adulta en cinco regiones brasileras. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, v. 35, n. 3, p. 485-500, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4525

FINGERMAN, K.; YAHIRUN, J. Emerging adulthood in the family contexto. In: ARNETT, J. (ed.). The oxford handbook of emerging adulthood. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 163-176. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199795574.013.17

FISHER, R. S.; DATTILO, T. M.; SHARKEY, C. M.; TRAINO, K. A.; ESPELETA, H. C.; KRIETSCH, K. N.; CHANEY, J. M.; MULLINS, L. L. Sleep patterns related to emotion dysregulation among adolescents and young adults. Journal of Pediatric Psychology, Oxford, v. 47, n. 1, p. 111-120, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsab084. DOI: https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsab084

FREIRE, K.. HESSEL, B. R.; DAZZANNI, M. V.; MARISCO, G. Desigualdade social, adultez emergente e saúde mental: uma análise a partir de um caso clínico atendido em um projeto de acolhimento psicológico. Revista Brasileira de Psicoterapia, Curitiba, v. 24, n. 3, p. 13-26, jan. 2022. DOI: http://doi.org/10.5935/2318-0404.20220031. DOI: https://doi.org/10.5935/2318-0404.20220031

GILMORE, K. Is emerging adulthood a new developmental phase? Journal of the American Psychoanalytic Association, Oaks, v. 67, n. 4, p. 625-653, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0003065119868680. DOI: https://doi.org/10.1177/0003065119868680

GÓMEZ-LÓPEZ, M.; VIEJO, C.; ORTEGA-RUIZ, R. Well-being and romantic relationships: A systematic review in adolescence and emerging adulthood. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 16, n. 13, p. 1-31, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16132415. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16132415

GOMIDE VASCONCELOS, A.; NASCIMENTO, E. do. Teoria Motivacional do Coping: um modelo hierárquico e desenvolvimental. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 15, n. spe, p. 77-87, ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.15ee.08.

GONDIM, S. M. G.; BENDASSOLLI, P. F. Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, p. 191-199, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-737220530002. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-737220530002

HAVERKAMP, B. F.; WIERSMA, R.; VERTESSEN, K.; VAN EWIJK, H.; OOSTERLAAN, J.; HARTMAN, E. Effects of physical activity interventions on cognitive outcomes and academic performance in adolescents and young adults: A meta-analysis. Journal of Sports Sciences, Abingdon, v. 38, n. 23, p. 2637-2660, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02640414.2020.1794763. DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2020.1794763

KUWABARA, S. A.; VAN VOORHEES, B. W.; GOLLAN, J. K.; ALEXANDER, G. C. A qualitative exploration of depression in emerging adulthood: disorder, development, and social context. General Hospital Psychiatry, Amsterdã, v. 29, n. 4, p. 317-324, ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.genhosppsych.2007.04.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.genhosppsych.2007.04.001

LANDBERG, M.; LEE, B.; NOACK, P. What alters the experience of emerging adulthood? How the experience of emerging adulthood differs according to socioeconomic status and critical life events. Emerging Adulthood, Oaks, v. 7, n. 3, p. 208-222, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819831793. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819831793

LAPIERRE, S.; POULIN, F. Friendship instability and depressive symptoms in emerging adulthood. Journal of American College Health, Abingdond, v. 70, n. 5, p. 1306-1310, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1801693. DOI: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1801693

LEME, V. B. R.; FERNANDES, L. M.; JOVARINI, N. V.; FALCÃO, A. O.; MORAES, G. A. Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 182-194, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 out. 2024.

MACHADO, W. L.; GOMES, P. R. S.; BANDEIRA, D. R. Satisfação de vida e estresse: O papel central do gênero na adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, S. I. N.; KOLLER, S. H. Adultez Emergente no Brasil. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 57-70.

MASSETTI, G. M.; THOMAS, C. C.; KING, J.; RAGAN, K.; BUCHANAN LUNSFORD, N. Mental health problems and cancer risk factors among young adults. American Journal of Preventive Medicine, Amsterdã, v. 53, n. 3, p. S30-S39, d 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2017.04.023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2017.04.023

MATUD, P.; DÍAZ, A.; BETHENCOURT, J. M.; IBÁÑEZ, I. Stress and psychological distress in emerging adulthood: A gender analysis. Journal of Clinical Medicine, Basel, v. 9, n. 9, p. 2-11, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/jcm9092859. DOI: https://doi.org/10.3390/jcm9092859

MILLAR, C. C.J.M; GROTH, O.; MAHON, J. F. Management innovation in a VUCA world: Challenges and recommendations. California Management Review, Berkeley, v. 61, n. 1, p. 5-14, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0008125618805111. DOI: https://doi.org/10.1177/0008125618805111

MURRAY, J. L.; ARNETT, J. J. (org.). Emerging adulthood and higher education: A new student development paradigm. New York: Routledge, 2018. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315623405

NIQUICE, F. L. A.; FARIAS, B. G.; NUÑEZ, S. I. Adultez emergente em situações de risco e vulnerabilidade social. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez emergente: A proposta de uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta no Brasil. São Paulo: Vetor, 2018. p. 239-251.

NOON, E. J.; SCHUCK, L. A.; GUTU, S.; SAHIN, B.; VUJOVIC, B; AYDIN, Z. To compare, or not to compare? Age moderates the relationship between social comparisons on instagram and identity processes during adolescence and emerging adulthood. Journal of Adolescence, London, v. 93, n. 1, p. 134-145, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2021.10.008

NÚÑEZ, S. Metas e sentido de vida em jovens adultos no Brasil. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, S. I. N.; KOLLER, S. H. Adultez emergente no Brasil: uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 45-56.

OLIVEIRA, J. E.; MENDONÇA, M.; COIMBRA, S.; FONTAINE, A. M. Family support in the transition to adulthood in Portugal–Its effects on identity capital development, uncertainty management and psychological well-being. Journal of Adolescence, London, v. 37, n. 8, p. 1449-1462, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2014.07.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2014.07.004

OLIVEIRA, J. C.; MENDONÇA, M.; COIMBRA, S.; FONTAINE, A. F. Especificidades do grupo focal on-line: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 37, n. 8, p. 1813-1826, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022275.11682021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022275.11682021

PEREIRA, A. S.; DUTRA-THOMÉ, L.; KOLLER, S. H. Habilidades sociales y factores de riesgo y de protección en la adultez emergente. Psico, Porto Alegre, v. 47, n. 4, p. 268-278, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23398. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23398

PEREIRA, A. S.; DUTRA-THOMÉ, L; KOLLER, S. Uma análise contextual da adultez emergente sob a ótica da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. In: C. Andrade et al. (org.) Olhares sobre a psicologia diferencial. Porto: Mais Literaturas Editora, 2018. p. 189-205.

PEREIRA, A. S.; LEME, V. A importância das habilidades sociais nas relações interpessoais durante a adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez Emergente no Brasil: Uma Nova Perspectiva Desenvolvimental sobre a Transição para a Vida Adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 71-94.

PFAFMAN, T. Assertiveness. In: ZEIGLER-HILL, V; SHACKELFORD, T. K. (ed.). Encyclopedia of Personality and Individual Differences. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 263-269. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-24612-3_1044

PLANTADE-GIPCH, A. BRUNO, J.; STRUB, L.; BOUVARD, M.; MARTIN-KRUMM, C. Emotional regulation, attachment style, and assertiveness as determinants of well-being in emerging adults. Frontiers in Education, Lausanne, v. 8, p. 1-13, fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1058519. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1058519

POTTERTON, R.; RICHARDS, K.; ALLEN, K.; SCHMIDT, U. Eating disorders during emerging adulthood: A systematic scoping review. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 10, p. 1-16, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.03062. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.03062

RESSEL, L. B.; BECK, C. L. C.; GUALDA, D. M. R.; HOFFMANN, I. C.; SEHNEM, G. D.; SILVA, R. M. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 779-786, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021

RICHMOND, K.; LEVANT, R.; SMALLEY, B.; S. COOK. The Femininity Ideology Scale (FIS): Dimensions and its relationship to anxiety and feminine gender role stress. Women & health, Abingdon, v. 55, n. 3, p. 263-279, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/03630242.2014.996723. DOI: https://doi.org/10.1080/03630242.2014.996723

ROKSA, J.; KINSLEY, P. The role of family support in facilitating academic success of low-income students. Research in Higher Education, Dordrecht, v. 60, n. 4, p. 415-436, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-018-9517-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-018-9517-z

ROMERO-MESA, J.; PELAEZ-FERNANDEZ, M. A.; EXTREMERA, N. Emotional intelligence and eating disorders: a systematic review. Eating and Weight Disorders-Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, Milan, v. 26, n. 5, p. 1287-1301, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40519-020-00968-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s40519-020-00968-7

SCARDERA, S.; PERRET, L. C.; OUELLET-MORIN, I.; GARIÉPY, G.; JUSTER, R. P.; BOIVIN, M.; TURECKI, G.; TREMBLAY, R. E.; CÔTÉ, S.; GEOFFROY, M. C. Association of social support during adolescence with depression, anxiety, and suicidal ideation in young adults. JAMA Network Open, Chicago, v. 3, n. 12, p. e2027491-e2027491, dez. 2020. DOI: http//doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.27491. DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.27491

SEVERY, L. Career development in emerging adulthood. In: MURRAY, J. L.; ARNETT, J. J. (ed.). Emerging adulthood and higher education. Routledge, 2018. p. 75-88. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315623405. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315623405-6

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campinas, v. 16, n. 1, p. 1-14, mai.. 2015. Disponível em: https://www.fepiam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/2113-7552-1-PB.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.

SKINNER, E. A.; EDG, K.; ALTMAN, J.; SHERWOOD, H. Searching for the structure of coping: a review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psychological Bulletin, Washington, v. 129, n. 2, p. 216, ,mar. 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.129.2.216. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.129.2.216

SMITH, E. P.; YUNES, M. A. M.; FRADKIN, C. From prevention and intervention research to promotion of positive youth development: Implications for global research, policy, and practice with ethnically diverse youth. In: DIMITROVA, R.; WIIUM, N. (ed.). Handbook of positive youth development: Advancing research, policy, and practice in global contexts. Cham: Springer Nature Switzerland AG, 2021. p. 549–566. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_36. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_36

SOARES, A. B.; MONTEIRO, M.; MAIA, F. A.; DE ALMEIDA SANTOS, Z. Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14, n. 1, p. 1-16, mar. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1783. Acesso em: 14 out. 2024.

SOENENS, B.; VANSTEENKISTE, M. Antecedents and outcomes of self-determination in 3 life domains: The role of parents' and teachers' autonomy support. Journal of Youth and Adolescence, New York, v. 34, n. 6, p. 589-604, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-005-8948-y. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-005-8948-y

STEELE, E.; MCKINNEY, C. Relationships among emerging adult psychological problems, maltreatment, and parental psychopathology: Moderation by parent–child relationship quality. Family Process, New York, v. 59, n. 1, p. 257-272, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/famp.124070. DOI: https://doi.org/10.1111/famp.12407

SWANSON, J. A. Trends in literature about emerging adulthood: Review of empirical studies. Emerging Adulthood, Oaks, v. 4, n. 6, p. 391–402, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816630468. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816630468

TERRIQUEZ, V.; GURANTZ, O. Financial challenges in emerging adulthood and students’ decisions to stop out of college. Emerging Adulthood, Oaks, v. 3, n. 3, p. 204-214, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696814550684. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696814550684

THOITS, P. A. Mechanisms linking social ties and support to physical and mental health. Journal of health and Social Behavior, Washington, v. 52, n. 2, p. 145-161, jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0022146510395592

WALKER, C.; MCKINNEY, C. Parental and emerging adult psychopathology: Moderated mediation by gender and affect toward parents. Journal of Adolescence, London, v. 44, n. 1, p. 158-167, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.07.016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.07.016

WINNER, N. A.; NICHOLSON, B. C. Overparenting and narcissism in young adults: The mediating role of psychological control. Journal of Child and Family Studies, Dordrecht, v. 27, n. 11, p. 3650-3657, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1176-3. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1176-3

WOOD, D.; CRAPNELL, T.; LAU, L.; BENNETT, A.; LOTSTEIN, D.; FERRIS, M. KUO, A. Emerging adulthood as a critical stage in the life course. In: HALFON, N., FORREST, C., LERNER, R., FAUSTMAN, E. (eds). Handbook of life course health development, Cham: Springer Nature Switzerland, 2018. p. 123-143. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-47143-3_7. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-47143-3_7

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

Brito, A. D., & Soares, A. B. (2025). Desafios e potencialidades em adultas emergentes brasileiras. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(33), 169–198. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.817

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.