Desafios e potencialidades em adultas emergentes brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.33.817Palavras-chave:
Adultez emergente, Análise SWOT, Mulheres brasileiras, Psicologia do desenvolvimentoResumo
A adultez emergente envolve situações desafiadoras aos indivíduos que vivenciam essa fase. A compreensão de aspectos pessoais e contextuais presentes nesse processo de transição pode contribuir para uma melhor assistência a esses indivíduos. Este estudo investigou quais forças e oportunidades favorecem e quais fraquezas e ameaças dificultam a transição para a vida adulta de oito mulheres brasileiras de 18 a 26 anos, utilizando um modelo baseado na análise SWOT. Os dados foram coletados por meio de um Grupo Focal virtual e analisados qualitativamente. As principais forças incluíram adaptabilidade, determinação e autonomia, enquanto as fraquezas abordaram comparação social e falta de habilidades de autorregulação. O suporte emocional da família emergiu como uma oportunidade significativa, enquanto a escassez de recursos financeiros e conflitos familiares foram ameaças. Os resultados apresentam potencialidades e desafios enfrentados pelas participantes e podem subsidiar a formulação de intervenções de cuidado a esta população.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, C. A construção da Identidade, Auto-conceito e Autonomia em Adultos Emergentes. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 137-146, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920150201944.
ARNETT, J. J. Emerging adulthood(s): The cultural psychology of a new life stage. In: JENSEN, L. A. (ed.). Bridging cultural and developmental approaches to psychology: New syntheses in theory, research, and policy. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 255-275.
ARNETT, J. J. Introduction: Emerging adulthood theory and research. In: ARNETT, J. J. (ed.). The Oxford Handbook of Emerging Adulthood. Oxford: Oxford University Press, 2015b. p. 1-11. DOI: http://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199795574.013.36.
BACKES, D. S.; COLOMÉ, J. S.; ERDMANN, R., H.; LUNARDI, V. L. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-619126. Acesso em: 06 out. 2024.
BATISTA, H. H. V.; NORONHA, A. P. P. Instrumentos de autorregulación emocional: una revisión de literatura. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 17, n. 3, p. 389-398, 2018. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15643.12.
BANDURA, A. Human agency in social cognitive theory. American Psychologist, Washington, v. 44, n. 9, p. 1175, 1989. DOI: http://dx.doi.or-g/10.1037/0003-066X.44.9.1175.
BOSCH, L. A.; SERIDO, J.; CARD, N. A; SHIM, S.; BARBER, B. Predictors of financial identity development in emerging adulthood. Emerging Adulthood, Oaks, v. 4, n. 6, p. 417-426, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816631845. Acesso em: 30 mai. 2024.
BUTTERBAUGH, S. M.; ROSS, D. B.; CAMPBELL, A. My money and me: Attaining financial independence in emerging adulthood through a conceptual model of identity capital theory. Contemporary Family Therapy, New York, v. 42, n. 1, p. 33-45, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10591-019-09515-8. Acesso em: 30 mai. 2024.
CARNEIRO, V. T.; SAMPAIO, S. M. R. Adultez emergente: um fenômeno normativo? Revista Saúde & Ciência, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 32-40, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.35572/rsc.v4i1.238. Acesso em: 09 out. 2024.
CHAO, G.; GARDNER, P. Healthy transitions to work. In: PADILLA-WALKER, L. M.; NELSON, L. J. (eds.). Flourishing in emerging adulthood: Positive development during the third decade of life. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 104-128.
CHERNEY, K.; ROTHWELL, D.; SERIDO, J.; SHIM, S. Subjective financial well-being during emerging adulthood: The role of student debt. Emerging Adulthood, Oaks, v. 8, n. 6, p. 485-495, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819879252. Acesso em: 30 mai. 2024.
COHEN, S.; WILLS, T. A. Stress, social support, and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, Washington, v. 98, n. 2, p. 310-357, set. 1985. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.98.2.310. Acesso em: 30 mai. 2024.
CUI, M.; HONG, P.; JIAO, C. Overparenting and emerging adult development: A systematic review. Emerging Adulthood, Oaks, v. 10, n. 5, p. 1076-1094, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/21676968221108828. Acesso em: 30 mai. 2024.
DEMIR, M.; TYRA, A.; ÖZEN-ÇIPLAK, A. Be there for me and I will be there for you: Friendship maintenance mediates the relationship between capitalization and happiness. Journal of Happiness Studies: An Interdisciplinary Forum on Subjective Well-Being, Dordrecht, v. 20, n. 2, p. 449–469, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10902-017-9957-8.
DESOUSA, D. A.; PEREIRA, A. S. Características e funções dos relacionamentos de amizade na adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez emergente no Brasil: Uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 95-94.
DUTRA-THOMÉ, L.; PONCIANO, E. The relationship between emerging adults and their parents as PYD promotive factor in Brazil. In: DIMITROVA, R.; WIIUM, N. (ed.). Handbook of positive youth development: Advancing research, policy, and practice in global contexts. Cham: Springer Nature Switzerland AG, 2021. p. 123–134. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_9.
DUTRA-THOMÉ, L.; LEME, V. R.; PEREIRA, A. S.; PAIVA, I. L.; DIAS, A. C. G., GAIÃO, E. S.; KOLLER, S. H. Factores de proteccion y de riesgo en la transicion para la vida adulta en cinco regiones brasileras. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, v. 35, n. 3, p. 485-500, set. 2017.
FINGERMAN, K.; YAHIRUN, J. Emerging adulthood in the family contexto. In: ARNETT, J. (ed.). The oxford handbook of emerging adulthood. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. 163-176.
FISHER, R. S.; DATTILO, T. M.; SHARKEY, C. M.; TRAINO, K. A.; ESPELETA, H. C.; KRIETSCH, K. N.; CHANEY, J. M.; MULLINS, L. L. Sleep patterns related to emotion dysregulation among adolescents and young adults. Journal of Pediatric Psychology, Oxford, v. 47, n. 1, p. 111-120, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsab084.
FREIRE, K.. HESSEL, B. R.; DAZZANNI, M. V.; MARISCO, G. Desigualdade social, adultez emergente e saúde mental: uma análise a partir de um caso clínico atendido em um projeto de acolhimento psicológico. Revista Brasileira de Psicoterapia, Curitiba, v. 24, n. 3, p. 13-26, jan. 2022. DOI: http://doi.org/10.5935/2318-0404.20220031.
GILMORE, K. Is emerging adulthood a new developmental phase? Journal of the American Psychoanalytic Association, Oaks, v. 67, n. 4, p. 625-653, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0003065119868680.
GÓMEZ-LÓPEZ, M.; VIEJO, C.; ORTEGA-RUIZ, R. Well-being and romantic relationships: A systematic review in adolescence and emerging adulthood. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 16, n. 13, p. 1-31, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16132415.
GOMIDE VASCONCELOS, A.; NASCIMENTO, E. do. Teoria Motivacional do Coping: um modelo hierárquico e desenvolvimental. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 15, n. spe, p. 77-87, ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.15ee.08.
GONDIM, S. M. G.; BENDASSOLLI, P. F. Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, p. 191-199, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-737220530002.
HAVERKAMP, B. F.; WIERSMA, R.; VERTESSEN, K.; VAN EWIJK, H.; OOSTERLAAN, J.; HARTMAN, E. Effects of physical activity interventions on cognitive outcomes and academic performance in adolescents and young adults: A meta-analysis. Journal of Sports Sciences, Abingdon, v. 38, n. 23, p. 2637-2660, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02640414.2020.1794763.
KUWABARA, S. A.; VAN VOORHEES, B. W.; GOLLAN, J. K.; ALEXANDER, G. C. A qualitative exploration of depression in emerging adulthood: disorder, development, and social context. General Hospital Psychiatry, Amsterdã, v. 29, n. 4, p. 317-324, ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.genhosppsych.2007.04.001.
LANDBERG, M.; LEE, B.; NOACK, P. What alters the experience of emerging adulthood? How the experience of emerging adulthood differs according to socioeconomic status and critical life events. Emerging Adulthood, Oaks, v. 7, n. 3, p. 208-222, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696819831793.
LAPIERRE, S.; POULIN, F. Friendship instability and depressive symptoms in emerging adulthood. Journal of American College Health, Abingdond, v. 70, n. 5, p. 1306-1310, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1801693.
LEME, V. B. R.; FERNANDES, L. M.; JOVARINI, N. V.; FALCÃO, A. O.; MORAES, G. A. Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 182-194, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202016000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 6 out. 2024.
MACHADO, W. L.; GOMES, P. R. S.; BANDEIRA, D. R. Satisfação de vida e estresse: O papel central do gênero na adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, S. I. N.; KOLLER, S. H. Adultez Emergente no Brasil. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 57-70.
MASSETTI, G. M.; THOMAS, C. C.; KING, J.; RAGAN, K.; BUCHANAN LUNSFORD, N. Mental health problems and cancer risk factors among young adults. American Journal of Preventive Medicine, Amsterdã, v. 53, n. 3, p. S30-S39, d 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2017.04.023.
MATUD, P.; DÍAZ, A.; BETHENCOURT, J. M.; IBÁÑEZ, I. Stress and psychological distress in emerging adulthood: A gender analysis. Journal of Clinical Medicine, Basel, v. 9, n. 9, p. 2-11, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/jcm9092859.
MILLAR, C. C.J.M; GROTH, O.; MAHON, J. F. Management innovation in a VUCA world: Challenges and recommendations. California Management Review, Berkeley, v. 61, n. 1, p. 5-14, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0008125618805111.
MURRAY, J. L.; ARNETT, J. J. (org.). Emerging adulthood and higher education: A new student development paradigm. New York: Routledge, 2018.
NIQUICE, F. L. A.; FARIAS, B. G.; NUÑEZ, S. I. Adultez emergente em situações de risco e vulnerabilidade social. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez emergente: A proposta de uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta no Brasil. São Paulo: Vetor, 2018. p. 239-251.
NOON, E. J.; SCHUCK, L. A.; GUTU, S.; SAHIN, B.; VUJOVIC, B; AYDIN, Z. To compare, or not to compare? Age moderates the relationship between social comparisons on instagram and identity processes during adolescence and emerging adulthood. Journal of Adolescence, London, v. 93, n. 1, p. 134-145, dez. 2021.
NÚÑEZ, S. Metas e sentido de vida em jovens adultos no Brasil. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, S. I. N.; KOLLER, S. H. Adultez emergente no Brasil: uma nova perspectiva desenvolvimental sobre a transição para a vida adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 45-56.
OLIVEIRA, J. E.; MENDONÇA, M.; COIMBRA, S.; FONTAINE, A. M. Family support in the transition to adulthood in Portugal–Its effects on identity capital development, uncertainty management and psychological well-being. Journal of Adolescence, London, v. 37, n. 8, p. 1449-1462, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2014.07.004.
OLIVEIRA, J. C.; MENDONÇA, M.; COIMBRA, S.; FONTAINE, A. F. Especificidades do grupo focal on-line: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 37, n. 8, p. 1813-1826, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022275.11682021.
PEREIRA, A. S.; DUTRA-THOMÉ, L.; KOLLER, S. H. Habilidades sociales y factores de riesgo y de protección en la adultez emergente. Psico, Porto Alegre, v. 47, n. 4, p. 268-278, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23398.
PEREIRA, A. S.; DUTRA-THOMÉ, L; KOLLER, S. Uma análise contextual da adultez emergente sob a ótica da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. In: C. Andrade et al. (org.) Olhares sobre a psicologia diferencial. Porto: Mais Literaturas Editora, 2018. p. 189-205.
PEREIRA, A. S.; LEME, V. A importância das habilidades sociais nas relações interpessoais durante a adultez emergente. In: DUTRA-THOMÉ, L.; PEREIRA, A. S.; NUÑEZ, S. I.; KOLLER, S. H. (org.). Adultez Emergente no Brasil: Uma Nova Perspectiva Desenvolvimental sobre a Transição para a Vida Adulta. São Paulo: Vetor Editora, 2018. p. 71-94.
PFAFMAN, T. Assertiveness. In: ZEIGLER-HILL, V; SHACKELFORD, T. K. (ed.). Encyclopedia of Personality and Individual Differences. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 263-269.
PLANTADE-GIPCH, A. BRUNO, J.; STRUB, L.; BOUVARD, M.; MARTIN-KRUMM, C. Emotional regulation, attachment style, and assertiveness as determinants of well-being in emerging adults. Frontiers in Education, Lausanne, v. 8, p. 1-13, fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1058519.
POTTERTON, R.; RICHARDS, K.; ALLEN, K.; SCHMIDT, U. Eating disorders during emerging adulthood: A systematic scoping review. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 10, p. 1-16, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.03062.
RESSEL, L. B.; BECK, C. L. C.; GUALDA, D. M. R.; HOFFMANN, I. C.; SEHNEM, G. D.; SILVA, R. M. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 779-786, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021.
RICHMOND, K.; LEVANT, R.; SMALLEY, B.; S. COOK. The Femininity Ideology Scale (FIS): Dimensions and its relationship to anxiety and feminine gender role stress. Women & health, Abingdon, v. 55, n. 3, p. 263-279, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/03630242.2014.996723.
ROKSA, J.; KINSLEY, P. The role of family support in facilitating academic success of low-income students. Research in Higher Education, Dordrecht, v. 60, n. 4, p. 415-436, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-018-9517-z.
ROMERO-MESA, J.; PELAEZ-FERNANDEZ, M. A.; EXTREMERA, N. Emotional intelligence and eating disorders: a systematic review. Eating and Weight Disorders-Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, Milan, v. 26, n. 5, p. 1287-1301, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40519-020-00968-7.
SCARDERA, S.; PERRET, L. C.; OUELLET-MORIN, I.; GARIÉPY, G.; JUSTER, R. P.; BOIVIN, M.; TURECKI, G.; TREMBLAY, R. E.; CÔTÉ, S.; GEOFFROY, M. C. Association of social support during adolescence with depression, anxiety, and suicidal ideation in young adults. JAMA Network Open, Chicago, v. 3, n. 12, p. e2027491-e2027491, dez. 2020. DOI: http//doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.27491.
SEVERY, L. Career development in emerging adulthood. In: MURRAY, J. L.; ARNETT, J. J. (ed.). Emerging adulthood and higher education. Routledge, 2018. p. 75-88. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315623405.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campinas, v. 16, n. 1, p. 1-14, mai.. 2015. Disponível em: https://www.fepiam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/2113-7552-1-PB.pdf. Acesso em: 06 out. 2024.
SKINNER, E. A.; EDG, K.; ALTMAN, J.; SHERWOOD, H. Searching for the structure of coping: a review and critique of category systems for classifying ways of coping. Psychological Bulletin, Washington, v. 129, n. 2, p. 216, ,mar. 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.129.2.216.
SMITH, E. P.; YUNES, M. A. M.; FRADKIN, C. From prevention and intervention research to promotion of positive youth development: Implications for global research, policy, and practice with ethnically diverse youth. In: DIMITROVA, R.; WIIUM, N. (ed.). Handbook of positive youth development: Advancing research, policy, and practice in global contexts. Cham: Springer Nature Switzerland AG, 2021. p. 549–566. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70262-5_36.
SOARES, A. B.; MONTEIRO, M.; MAIA, F. A.; DE ALMEIDA SANTOS, Z. Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14, n. 1, p. 1-16, mar. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1783. Acesso em: 14 out. 2024.
SOENENS, B.; VANSTEENKISTE, M. Antecedents and outcomes of self-determination in 3 life domains: The role of parents' and teachers' autonomy support. Journal of Youth and Adolescence, New York, v. 34, n. 6, p. 589-604, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-005-8948-y.
STEELE, E.; MCKINNEY, C. Relationships among emerging adult psychological problems, maltreatment, and parental psychopathology: Moderation by parent–child relationship quality. Family Process, New York, v. 59, n. 1, p. 257-272, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/famp.124070.
SWANSON, J. A. Trends in literature about emerging adulthood: Review of empirical studies. Emerging Adulthood, Oaks, v. 4, n. 6, p. 391–402, fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696816630468.
TERRIQUEZ, V.; GURANTZ, O. Financial challenges in emerging adulthood and students’ decisions to stop out of college. Emerging Adulthood, Oaks, v. 3, n. 3, p. 204-214, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/2167696814550684.
THOITS, P. A. Mechanisms linking social ties and support to physical and mental health. Journal of health and Social Behavior, Washington, v. 52, n. 2, p. 145-161, jun. 2011.
WALKER, C.; MCKINNEY, C. Parental and emerging adult psychopathology: Moderated mediation by gender and affect toward parents. Journal of Adolescence, London, v. 44, n. 1, p. 158-167, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.07.016.
WINNER, N. A.; NICHOLSON, B. C. Overparenting and narcissism in young adults: The mediating role of psychological control. Journal of Child and Family Studies, Dordrecht, v. 27, n. 11, p. 3650-3657, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1176-3.
WOOD, D.; CRAPNELL, T.; LAU, L.; BENNETT, A.; LOTSTEIN, D.; FERRIS, M. KUO, A. Emerging adulthood as a critical stage in the life course. In: HALFON, N., FORREST, C., LERNER, R., FAUSTMAN, E. (eds). Handbook of life course health development, Cham: Springer Nature Switzerland, 2018. p. 123-143. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-47143-3_7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.