Educação ambiental e educação em saúde sob uma lente ecofenomenológica: repensando o currículo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.782

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação em saúde, Bem Viver, Currículo, Formação inicial de professores

Resumo

Este ensaio teórico aborda a articulação entre as áreas da educação ambiental e da educação em saúde, sob a perspectiva ecofenomenológica e pedagógico-reflexiva, que por meio de uma concepção educacional vislumbra o Bem Viver como potencial interface e meio de integração entre as áreas. A filosofia do Bem Viver enfatiza a integração mente~corpo~ambiente, propõe um diálogo entre saberes científicos e culturais, busca superar as dualidades tradicionais e preza pela valorização da corporeidade. Sua inserção nas práticas educacionais levanta a necessidade de discussão acerca do currículo, especialmente na formação de professores de Ciências e Biologia, bem como da problemática das influências neoliberais sobre o currículo e que impactam na formação docente. Propõe-se um currículo ecofenomenológico que priorize a experiência, compreensão da coexistência e interação das múltiplas formas de vida, bem como, oportunize a revisão da complexa relação sociedade-natureza.

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Biografia do Autor

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica, Tecnológica e Midiática, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Articulações entre Educação em Saúde e Educação Ambiental. É membro dos grupos de pesquisa: CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia (UFSC); JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR); e Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR). E é líder do GPESEC: Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde na Educação em Ciências (UFPR). 

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileiria de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR.

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Publicado

2025-06-21

Como Citar

Massuchin, D. P., Venturi, T., & Iared, V. G. (2025). Educação ambiental e educação em saúde sob uma lente ecofenomenológica: repensando o currículo educacional. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(34), 403–431. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.782

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