A morte na música brasileira: uma compreensão fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.448

Palavras-chave:

Morte, Luto, Fenomenologia, Existencialismo, Canção

Resumo

O tabu da morte permanece em nossa sociedade e a cada dia mais se morre, entre o escondido e o espetáculo, sem essa parte inexorável da vida refletida. Objetivou-se apresentar uma compreensão da experiência da morte na ótica fenomenológico-existencial, tendo como unidades de análise letras de canções brasileiras. A análise compreensiva via temáticas emergentes (essências), norteada pelos escritos de Kierkegaard, Heidegger e Sartre, baseou-se na fenomenologia semiótica, conforme Lanigan. Vinte letras musicais brasileiras foram selecionadas sendo extraídas as seguintes temáticas emergentes: crueldade, desamparo, heroísmo, imprevisibilidade, moto-perpétuo, mutilação, vulnerabilidade. Pela compreensão fenomenológica, surge a permanência da “morte imorredoura” como vida nas histórias humanas e o paradoxo da morte em visadas de autenticidade e inautenticidade. Espera-se que esse trabalho possa servir como elemento de reflexão que auxilie profissionais da saúde na abordagem da temática da morte junto a pacientes fora de possibilidades terapêuticas curativas (cuidados paliativos) e famílias enlutadas.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Moreno, A. (2022). A morte na música brasileira: uma compreensão fenomenológica. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 425–449. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.448