As aspirações do neoliberalismo e os discursos políticos no contexto educacional: movimento político da federação nacional de educação e integração dos surdos e as práticas educativas pedagógicas dos surdos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2026.v.14.n.41.1751Palavras-chave:
FENEIS, Embates Discursivos, Movimento de Luta, Educação de SurdosResumo
Este artigo apresenta a educação dos Surdos no contexto neoliberal, a partir da década de 1980, período em que se intensificou a luta dos Surdos representada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) contra as incrustações e pautas que, direta ou indiretamente, buscavam moldar e/ou forjar políticas públicas para os Surdos nos moldes do sistema educacional brasileiro, neoliberal. Para sustentar a análise, nos pautamos de referenciais teóricos. Assim, questionamos: qual o papel da militância Surda pela educação nas quetões discursivas? A pesquisa se sustenta por meio de corpus de análise documental: jornais, relatórios e manifestos, sobre o papel da militância Surda, via FENEIS, nos embates discursivos e dos direitos eduacionais dos Surdos. Nessa direção, a metodologia será por meio da análise documental e de questões discursivas para desvendar as ideologias presentes nos discursos políticos. Como resultado, está em identificar as diversas esferas discursivas e educativas em que os Surdos estavam e estão inseridos. Portanto, o que se conclui é que este artigo apresenta uma forte denúncia e de proposição, reforçando que a educação de Surdos é acima de tudo, um território de disputa política e ideológica no Brasil contemporâneo.
Downloads
Referências
BRASIL. DECRETO n. 5626/2006. Regulamenta a Lei 10.436/ 2002 que oficializa a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/institucional/dee/dee_surdez.php. Acesso em 10 ago. 2002.
BRASIL. LEI n. 10.436/2002. Oficializa a Língua Brasileira de Sinais em território nacional. Brasília: MEC, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf . Acesso em: 10 abr.2010.
CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação dos surdos. 2008. 245f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91182?show=full. Acesso em: 16 mar. 2026.
CUNHA JÚNIOR, E. P. da. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
CUNHA JÚNIOR, E. P. da. A Escola dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo. 100 f. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2012.
CUNHA JÚNIOR, E. P. da. Surdos Professores: A Constituição de Identidades por meio de Novas Categorias pelo Trabalho em Territórios Educativos. 2022. 518f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem: Linguagem e Educação) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
CUNHA JÚNIOR, E. P. da. Prefácio: Reencontrar o Frescor de suas Lembranças. In: LAGE, A. L. da S.; VIEIRA, E. T. de B.; RODRIGUES, J. R.; VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Mosaico da História da Educação de Surdos no Brasil: Região Sudeste. Coleção Resistência Históricas. Itapiranga/SC: Editora Schreibein. 2025. p. 13-26.
DUFOUR, D. R. O neoliberalismo: a dessimbolização uma forma de dominação inédita. In: DUFOUR, D. R. A Arte de Reduzir as Cabeças - Sobre a Nova Servidão na Sociedade Neoliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005. p.189-210.
FAVORITTO, W. O Difícil são as Palavras: Representações de/sobre estabelecidos e outsiders na escolarização de jovens e adultos Surdos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000381756 . Acesso em: 25 nov. 2012.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Relatório feneis anual de 1988. (Acervo Documental). Rio de Janeiro, 1988.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Relatório anual de 1994. (Acervo Documental). Rio de Janeiro, 1994.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Relatório feneis anual de 1997. (Acervo Docuemntal). Rio de Janeiro, 1997.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Revista feneis. O Projeto Índio Surdo no Brasil. Ano VII, n. 32, jun. 2007.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. Revista feneis. Surdos no Planalto. v. 44, 2011.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS. FENEIS Completa duas Décadas de Trabalho e comemora Conquistas: 20 Anos de História em defesa do Surdo. Ano VIII, n° 32, jun. 2007.
GOHN, M. da G. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. 9. ed. São Paulo: Edição Loyola. 1997.
GRAMSCI. A. Literatura e Vida Nacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 1978.
GRAMSCI. A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI. A. Escritos Políticos, volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GRAMSCI. A. Cadernos do Cárcere. volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
HAN, Byng-Chul. A Expulsão do Outro: Sociedade, Percepção e Comunicação Hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
JORNAL DA FENEIS. Você Precisa ser Surdo para Entender. Rio de Janeiro, 1995.
LE GOFF, J. História e Memória. 5. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2003.
ORLANDI, E. P. As formas do Silêncio: No Movimento dos Sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707
QUADROS, R. M. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
RANGEL, G. M. M. A História de Nossa Pedagogia Surda: Pedagogia Cultural. Revista Espaço, Rio de Janiero, v. n/d, n. 57, p.31-73, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_06
SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 2. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.
STROBEL, K. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. 4. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






