Sobre o evento educativo: reflexões fenomenológicas a partir de E. Husserl, E. Stein e P. Bertolini

Autores

  • Anna Maria Pezzella Pontificia Università Lateranense di Roma

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1686

Palavras-chave:

Educação, Relação, Ontologias regionais, Projeto, Possibilidade, Valores, Pessoa, Vivências, Empatia, Epoché

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a eficácia da filosofia fenomenológica no campo da ciência pedagógica. Desenvolve-se uma reflexão que envolve dois fenomenólogos, E. Husserl e E. Stein, e o pedagogo P. Bertolini, que aplicou os resultados da filosofia husserliana à pedagogia. O texto aprofunda as ontologias regionais, que evidenciam o proprium (característica essencial) de uma disciplina, delineando os aspectos que lhe são próprios. No caso da região educação, esses aspectos são: a relação, o projeto, a contingência, a possibilidade, os valores e a pessoa humana. Além disso, investiga-se o papel da empatia e da epochè com fins educativos, pois a compreensão das vivências do sujeito educando e a capacidade do sujeito educador de suspender seus próprios preconceitos para acolher o outro são elementos essenciais no contexto formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTOLINI, P. L’esistere pedagogico: Ragioni e limiti di una pedagogia come scienza fenomenologicamente fondata. Milano: Guerini Scientifica, 2021.

GUARDINI, R. Etica. Brescia: Morcelliana, 2001.

HUSSERL, E. Idee per una fenomenologia pura e una filosofia fenomenologica. Libro primo: Introduzione generale alla fenomenologia pura. Editoração de V. Costa, tradução de E. Filippini. Torino: Einaudi, 2002.

HUSSERL E. La crisi delle scienze europee e la fenomenologia trascendentale. Milano: Il Saggiatore, 1983.

HUSSERL, E. Meditazioni Cartesiane. Milano: Bompiani, 1988.

IORI, V. Filosofia dell’educazione. Milano: Guerini Studio, 2000.

JEAMMET, P. Adulti senza riserva. Quel che aiuta un adolescente. Milano: Raffaello Cortina, 2009.

MOUNIER, E. Trattato del carattere. Roma: Edizioni Paoline, 1967.

PEZZELLA A.M. Lineamenti di filosofia dell’educazione. Roma: Lateran University Press, 2007.

STEIN, E. L’empatia. Milano: Franco Angeli, 1986.

STEIN, E. Potenza e atto. Roma: Città Nuova Editrice, 2003.

STEIN, E. Psicologia e scienze dello spirito - Contributi per una fondazione filosofica. Tradução de Anna Maria Pezzella. Prefácio de Angela Ales Bello. Roma: Città Nuova, 1999.

STEIN, E. Introduzione alla filosofia. Roma: Città Nuova, 1998.

STEIN, E. La struttura della persona umana: Corso di antropologia filosofica. Roma: Città Nuova – Edizione OCD, 2013 STEIN, E. Potenza e atto. Roma: Città Nuova Editrice, 2003.

WOITYŁA, K. Persona e atto. Milano: Bompiani, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Pezzella, A. M. (2025). Sobre o evento educativo: reflexões fenomenológicas a partir de E. Husserl, E. Stein e P. Bertolini. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 17–35. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1686

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.