Dificuldades com o ensino de matemática: focando o contexto da educação hospitalar

Autores

  • Érica Czigel Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0001-8834-7647
  • Fabiane Mondini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1404

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Hospitalar, Ensino de Matemática, Fenomenologia

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida por uma das autoras, com foco no ensino de Matemática no contexto da Educação Hospitalar. Em vista disso, os dados foram constituídos por meio de entrevistas realizadas com professores que ensinam Matemática neste ambiente de aprendizagem, as quais foram transcritas e analisadas de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa desenvolvida segundo a abordagem fenomenológica. Esse movimento de análise nos permitiu constituir três categorias abertas que dizem sobre o fenômeno de pesquisa, quais sejam: Dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática na Educação Hospitalar, Ser professor no contexto da Educação Hospitalar e Especificidades no contexto educativo hospitalar. Neste artigo, trataremos de como se deu o desenrolar desta investigação e focaremos na discussão da categoria denominada Dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática na Educação Hospitalar.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Czigel, Érica, & Mondini, F. (2025). Dificuldades com o ensino de matemática: focando o contexto da educação hospitalar. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 165–191. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1404

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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