Sentidos e significados explicitados por alunos em sala de aula e a pesquisa em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1399Palavras-chave:
Fenomenologia, Sentidos e significados, Educação Matemática, Educação Básica, Sala de aulaResumo
Nas pesquisas em Educação Matemática, é recorrente a atenção dirigida ao que se explicita em sala de aula — sobretudo nas interações entre os alunos —, buscando-se sentidos e significados que possam ser evidenciados diante daquilo que se investiga. Não se trata, nesses casos, de simplesmente converter o discurso oral ou escrito em sinônimos daquilo que foi dito, mas de compreender os aspectos significativos que embasam entendimentos, dúvidas e gestos diante da indagação à qual se busca lançar luz. De uma perspectiva fenomenológica, argumentamos que compreender o que se mostra exige que o investigador explicite uma visão de mundo que articule entendimentos sobre a origem daqueles atos que permitem que sentidos e significados se doem e sejam (re)significados. Destaca-se que, para isto, a postura teórica assumida pelo pesquisador solicita uma prática em sintonia com ela, a qual exige uma escuta atenta que permita que tais sentidos e significados possam emergir em meio às vivências dos alunos — em vez de serem antecipadamente atribuídos por ele.Downloads
Referências
ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. Tradução de Ir. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, SP: Edusc, 2006.
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.
BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 23-47.
ESPOSITO, V. H. C. Pesquisa Qualitativa: modalidade Fenomenológico-Hermenêutica. Relato de uma pesquisa. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (org.). Pesquisa qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Editora Unimep, 1994. p. 81-93.
FERNANDES, L. M. Ensino e aprendizagem de simetria: sentidos e significados explicitados por alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2025. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2025.
FREITAS, M. H. de.; ARAÚJO, R. de C.; FRANCA, F. S. L.; PEREIRA, O. P.; MARTINS, F. Os sentidos do sentido: uma leitura fenomenológica. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, [S.I.], v. 18, n. 2, p. 144-154, 2012.
HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão eletrônica 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Software.
HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura/Edmund Husserl. Trad. Marcio Suzuki. 5 ed. Aparecida Ideias & Letras, 2006.
KLÜBER, T. E. Fenomenologia das vivências de uma criança ao resolver um problema geométrico de cálculo de área. In: BICUDO, M. A. V.; PINHEIRO, J. M. L. (org.).
Corpo-vivente e a constituição de conhecimento matemático. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 163-184.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






