Uma investigação qualitativo-fenomenológica em uma atividade de laboratório de Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1391Palavras-chave:
Fenomenologia, Pesquisa Qualitativa, Conhecimento geométrico, Laboratório de Educação MatemáticaResumo
Este texto traz uma discussão reflexiva sobre práticas pedagógicas que se pautam no âmbito do pensamento qualitativo. Tendo como fundo uma pesquisa de campo realizada com alunos do oitavo ano de uma escola pública, envolvidos em atividade de confecção e uso de um jogo de tabuleiro que visava ao conhecimento geométrico, trazem-se ideias de vários estudiosos que articulam o pensar qualitativo fenomenológico e dão base para essa pesquisa. Resultados são considerados para a reflexão de o quanto os pesquisadores envolvidos alcançaram, especialmente na direção de se responder como a constituição do conhecimento geométrico se deu no ambiente aberto para o qualitativo. As bases fenomenológicas assumidas pelos pesquisadores são também objeto de reflexão na direção do apronto metodológico, na produção e análise dos dados, bem como das intenções pedagógicas assumidas.
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