Travessias entre Fenomenologia e Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1390

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Fenomenologia, Crônica filosófica, Formação docente, Subjetividade

Resumo

Este artigo, construído sob a forma de crônica filosófica, tem como objetivo analisar de que modo a intersecção entre a Educação Matemática Crítica e a fenomenologia pode contribuir para práticas pedagógicas mais sensíveis às subjetividades, às experiências e aos contextos socioculturais de futuros docentes de matemática. A metodologia inscreve-se no campo qualitativo de cunho interpretativo, ancorada na crônica filosófica como dispositivo epistemológico e investigativo. Essa forma de escrita articula linguagem, corporeidade e escuta como dimensões constitutivas da docência, tensionando os limites entre razão e sensibilidade. O corpus é composto por textos teóricos, crônicas literárias e reflexões docentes, que emergem em movimento dialógico com o Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, em diálogo com autores como Drummond, Rubem Alves, Meireles, Verissimo e Niskier. Conclui-se que a articulação entre fenomenologia e Educação Matemática Crítica oferece caminhos potentes para reinventar o ensino da matemática como prática ética, dialógica e culturalmente situada.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Pereira, P. J. dos S., & Silva, R. C. da. (2025). Travessias entre Fenomenologia e Educação Matemática Crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 373–403. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1390

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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