Pesquisa-formação de docentes em perspectivas distintas: Brasil e Portugal em evidência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1111

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Formação Docente

Resumo

O texto objetiva analisar os modos de conceber e direcionar a realização de pesquisas, com foco na abordagem da Pesquisa-Formação, em dois Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGEs, na perspectiva de duas universidades de países distintos - Brasil e Portugal. A metodologia adotada para a feitura deste artigo fundamenta-se em narrativas sistematizadas sob forma de cartas, escritas pelas três autoras, contendo reflexões embasadas nas análises de processos de pesquisa e formação nos referidos PPGEs. Com esteio nas análises, infere-se que há várias peculiaridades nos modos de conceber e fazer Pesquisa-Formação, sendo que cada formato apresenta ainda singularidades de acordo com cada temática e foco atribuído ao objeto estudado. As dimensões criativa, crítica e coletiva perpassam a feitura dessas investigações, constituindo potentes processos formativo-investigativos.

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Biografia do Autor

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

Doutorada em Ciências da Educação, docente do Departamento de Pedagogia e Educação, é membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia e Diretora dos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB e em Ensino de Física e Química no Ensino Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Naquela universidade, foi Presidente do Conselho Coordenador dos Estágios, entre 2017-2023. No âmbito do seu trabalho em rede ressalta ser membro da SPCE, da BIOGraph, da ASIHVIF e da ESREA. Os interesses na investigação incidem sobre formação de professores, aprendizagem experiencial e em contexto de trabalho, identidades e desenvolvimento profissional. Com enfoques de natureza qualitativa, destacam-se a investigação participante, em especial com narrativas e abordagens biograficamente orientadas em Educação, como a investigação-formação. Mobilizada por diversos projetos nacionais e internacionais e de pesquisa em rede, é membro da equipa editorial de diversas revistas científicas e tem publicações disseminadas, nacional e internacionalmente.

Ana Cristina de Moraes, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ (PQ2).

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020), com bolsa pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduada em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2022). Pesquisadora do grupo de pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Participa do grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e Areia: invenções interculturais em dança da UFC.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Leal da Costa, C., Moraes, A. C. de, & Queiroz, J. G. (2025). Pesquisa-formação de docentes em perspectivas distintas: Brasil e Portugal em evidência. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 582–599. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1111

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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