Pesquisa-formação e a formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: entre narrativas e escutas
Palavras-chave:
Formação Continuada, Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Pesquisa-formação, Pesquisa NarrativaResumo
Este artigo tem como tema a formação continuada de docentes da Educação Profissional e Tecnológica a partir de oficinas de pesquisa-formação, tendo como objetivo compreender como a formação continuada de professores, por meio de narrativas, pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Com uma abordagem biográfico-narrativa, por meio dos processos de pesquisa-formação e de pesquisa narrativa, com base em Bolívar (2002), Josso (2004, 2010a) e Clandinin e Connelly (2015), buscou proporcionar momentos formativos por meio de narrativas e escutas em um grupo formado por seis docentes, com encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. Os resultados apontaram para a necessidade de tempo e espaço de formação, no contexto de trabalho de professores, que ultrapassem os momentos administrativos e burocráticos, reforçando a necessária continuidade da formação ao longo da carreira docente.
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