Perspectivas formativas de cursos de licenciatura em química: o desvelar dos projetos pedagógicos a partir da análise textual discursiva
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.364Resumo
A Análise Textual Discursiva (ATD) passou a ser utilizada como metodologia analítica para investigar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Química em uma tese de doutorado publicada em 2010. A autora da tese começou a orientar estudantes em programas de pós-graduação, e, a partir disso, foram defendidas mais quatro dissertações de mestrado que utilizaram a ATD na análise de PPC de Licenciaturas em Química, entre 2016 e 2020. O presente artigo explicita os caminhos percorridos nesse movimento de construção de conhecimento científico e destaca a forma de codificação das unidades de análise por meio da marcação por cores nos textos. Evidenciam-se também a validação da comunidade científica a partir das publicações resultantes das pesquisas desenvolvidas e a importância da ATD no processo de formação do pesquisador, pois este se assume como autor na construção de argumentos que não separam sujeito e objeto na investigação.
Palavras-chave: Licenciatura em Química; Projetos Pedagógicos de Curso; Análise Textual Discursiva.
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