Pesquisa-formação e a formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: entre narrativas e escutas

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Palavras-chave:

Formação Continuada, Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Pesquisa-formação, Pesquisa Narrativa

Resumo

Este artigo tem como tema a formação continuada de docentes da Educação Profissional e Tecnológica a partir de oficinas de pesquisa-formação, tendo como objetivo compreender como a formação continuada de professores, por meio de narrativas, pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Com uma abordagem biográfico-narrativa, por meio dos processos de pesquisa-formação e de pesquisa narrativa, com base em Bolívar (2002), Josso (2004, 2010a) e Clandinin e Connelly (2015), buscou proporcionar momentos formativos por meio de narrativas e escutas em um grupo formado por seis docentes, com encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. Os resultados apontaram para a necessidade de tempo e espaço de formação, no contexto de trabalho de professores, que ultrapassem os momentos administrativos e burocráticos, reforçando a necessária continuidade da formação ao longo da carreira docente.

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Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pedagoga, especialista em Educação e em Gestão em Práticas assertivas na EJA. Mestra em Ensino. Doutoranda em Educação. Supervisora Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Atuou como docente da Educação Básica nas redes municipal e estadual na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa GENE - Grupo de Estudos Narrativos em Educação.

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e teoria e prática pedagógica.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

TUNES, E. O. de, & BARREIRO, C. B. (2025). Pesquisa-formação e a formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: entre narrativas e escutas. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 172–201. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/1093

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA