A trajetória da elaboração de um produto educacional como estratégia de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.392

Resumo

Este artigo apresenta o processo de redação de um produto educacional, tipo e-book, desenvolvido em uma pesquisa de mestrado profissional – área de ensino, que objetivou identificar a percepção e necessidades de formação dos profissionais da educação sobre a prevenção do suicídio para desenvolver um material educativo. As taxas de suicídio dos jovens brasileiros e as situações relacionadas ao comportamento suicida observadas no campo da psicologia educacional motivaram sua escrita. O material oferece informações sobre prevenção e manejo de situações de risco de suicídio no ambiente escolar. Ele foi desenvolvido com base na perspectiva biopsicossocial e na abordagem multidisciplinar do comportamento suicida. [...] Espera-se referenciar cientificamente os trabalhadores escolares em sua atuação, ampliar e aprimorar as iniciativas de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio no contexto educacional, e inspirar pesquisas brasileiras neste âmbito.

Palavras-chave: Produto educacional; Prevenção do suicídio; Educação profissional e tecnológica; Saúde mental na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Rafael Pinto, Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR – Campus Curitiba. Doutor e Mestre em Geografia pela UFPR. Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Diretor de Pós-Graduação do IFPR. Possui interesse nas áreas de Práticas de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Científicas e de Pesquisa, Geografia Socioambiental, Ensino da Geografia.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

da Silva Prado, A., & Pinto, L. R. (2021). A trajetória da elaboração de um produto educacional como estratégia de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no ambiente escolar. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(21), 340–367. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.392

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa