Narrativas de si, subjetividade e neoliberalismo: uma análise de livros didáticos de projeto de vida do novo Ensino Médio

Autores

  • Wyllamy Samuel da Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1064

Palavras-chave:

Narrativas, Subjetividade, Neoliberalismo, Projeto de Vida, Novo ensino médio

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar como as narrativas de si são mobilizadas para construir a subjetividade do jovem do novo ensino médio, a partir do exame de materiais didáticos do Projeto de Vida, com vistas a perscrutar de que maneira essas narrativas são desviadas de sua função formativa para atender aos interesses da racionalidade neoliberal. Para tal, foram selecionados para análise enunciados extraídos de seis (6) livros didáticos de Projeto de Vida aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021. O exame do material estudado permitiu observar que as narrativas de si se distanciam de sua função formativa, ao servirem a finalidades utilitaristas da racionalidade neoliberal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wyllamy Samuel da Costa , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Ensino pela mesma instituição. 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Referências

ALCHORNE, I.; CARVALHO, S. Vivências – Projeto de vida. São Paulo: Editora Scipione, 2020.

AMENDOLA, R. GPS - Guia de Protagonismo no Século XXI. São Paulo: Moderna, 2020.

BERNARDES, A. C. R.; VOIGT, J. M. R. A empresarização escolar: reflexões sobre empreendedorismo e currículo. Retratos da escola, Brasília, v. 16, n. 34, p. 111-125, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1467

BRASIL. Base nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC, Brasília. 2018.

BRASIL. Guia digital PNLD 2021: projetos Integradores e projeto de Vida. Brasília, Ministério da Educação, 2020.

CAMPOS, M. T. A. Tecer o futuro: você, os outros, o mundo ao redor. São Paulo: Saraiva, 2020.

CASARA, R. Contra a miséria neoliberal: racionalidade, normatividade e imaginário. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.

CRUZ, G. B.; PAIVA, M. M.; LONTRA, V. A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 19, p. 956-972, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972

DARDOT, P; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2008.

DOLORY-MOMBERGER, C. Biografia educação: figuras de indivíduo – projeto. Tradução e revisão científica Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luiz Passeggi. 2. ed. Natal- RN: EDUFRN, 2014.

FÁVERO, A. A.; CENTENARO, J. B.; SANTOS, A. P. dos. A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio: a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, p. e14414, 2023. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14414 Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14414

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: Uma Trajetória Filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-250.

FRAIMAN, L. P. Pensar, sentir e agir: ensino Médio. São Paulo: FTD, 2020.

GALLO, S. Biopolítica e subjetividade: resistência? Educar em Revista, Curitiba, n. 66, p. 77-94, out./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53865

ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

HAN, B. C. Psicopolítica o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Ayiné, 2018.

LOPES, A. C. Itinerários formativos da BNCC do Ensino Médio: identificações e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./maio. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963 Acesso em: 28 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018.

MONTEIRO, B. Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida. São Paulo: Evoluir, 2020.

PAIVA, V. L. M. O. Pesquisa: projeto, geração de dados, divulgação. São Paulo: Parábola, 2024.

PASSEGGI, M. C.; CUNHA, L. M. Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 15, 2020. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1039-1058

PASSEGGI, M. C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018 Acesso em: 28 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

PASSEGGI, M. C. A pesquisa (auto)biográfica em Educação. Princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, Maria de Fátima (org.). Em torno da noção de alteridade. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011. p. 13-39.

PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. As emoções nas ciências da linguagem. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (org.). O discurso e emoções: medo, ódio, vergonha e outros afetos. São Paulo: Parábola, 2024. p. 7-43.

RAGO, M. Foucault, o onanismo e a criança. In: RESENDE, H. (org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 241-258.

RESENDE, H. Nascimento do neoliberalismo na educação brasileira. Dorsal. Revista de Estudios Foucaultianos, [S.I.], n. 17, p. 107-120, 2024.

RUGGIERI, J. P.; VELOSO, L. T. T. O projeto neoliberal nas instituições de ensino representado pela disciplina Projeto de Vida. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 544-572, 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p554

SILVA, M. A. M.; DANZA, H. C. Projeto de vida e identidade: articulações e implicações para a educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.38, e35845, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/ Acesso em: 04 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469835845

SILVA, R. R. D. Trabalho, educação e juventudes: diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Djs9qcrZ6GxwzY99FH7Pstj/ Acesso em: 06 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00223

SILVA, R. R. D.; ESTORMOVSKI, R. C. Projetos de vida e a fabricação de subjetividades monetizáveis: uma crítica curricular ao Novo Ensino Médio no Sul do Brasil. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, e14363, 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14363

SOLER, R. D. V.; VAZ, R. A.; RAASCH, P. T.; PACKER, L. D. K.; PITZ E SILVA, M. A. Michel Foucault, a educação e o neoliberalismo. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 38, e37576, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35257. Acesso em: 30 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698-37576t

SOUSA, K. M. De pastorado a governo das condutas dos homens: estado de menoridade e competição na razão neoliberal. In: BUTTURI JUNIOR, A.; FERNANDES, C. A.; BRAGA, S. (orgs.). Cartografias do contemporâneo: crises de governamentalidade? Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. p. 213-238.

SOUSA, K. M. Invisibilidades e desigualdades na razão neoliberal: sujeitos de interesse e de direito entre o individual e o coletivo. In: BRAGA, A.; SÁ, I. (org.). Discursos e desigualdades: cartografar com Foucault. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. p. 63-90.

SASSI, F. C. O. M.; SASSI JUNIOR, E. #MeuFuturo: Ensino Médio. São Paulo: FTD, 2020.

VIANNA, R. B. Educação cosmopolita: o sequestro epistemológico da Educação Integral pelo neoliberalismo educacional. In: SILVEIRA, E. S.; SOUZA, N. C. L. A. (org.). A política de ampliação do Ensino Médio de Tempo Integral: impactos, sentidos e dilemas do tempo ampliado para as juventudes do Brasil. Caxias do Sul: Educs, 2024. p. 58-75.

ZANELLA, T. TREVISOL, M. T. C. Projetos de vida e processos de ensino aprendizagem: compreensão dos alunos do ensino médio. Cadernos de Educação, [S.I.], v.17, n. 34, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/8928 Acesso em: 28 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n34p107-130

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Samuel da Costa , W., & Vieira da Silva, F. (2025). Narrativas de si, subjetividade e neoliberalismo: uma análise de livros didáticos de projeto de vida do novo Ensino Médio. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 247–266. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1064

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.