Editorial: v. 8, n. 19, dez. 2020

Autores

  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Foi com entusiasmo que recebemos o convite dos editores da Revista de Pesquisa Qualitativa para elaborarmos um dossiê sobre a metodologia de análise de textos em pesquisas qualitativas denominada de Análise Textual Discursiva (ATD).

Encaramos o desafio pensando em dois aspectos. O primeiro, de ordem afetiva, é a homenagem a nosso orientador, Prof. Roque Moraes, que desenvolveu e cunhou a Análise Textual Discursiva em um tempo que se concretizou quando fomos seus alunos de doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. De muitos diálogos, originou-se o livro Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), mas as marcas de sua elaboração estão em seus textos anteriores.

O segundo aspecto é o da difusão dessa metodologia em diferentes campos de pesquisas qualitativas, especialmente na Educação, na formação de professores e no Ensino de Ciências. Esta provavelmente foi a razão pela qual os editores da Revista de Pesquisa Qualitativa fizeram o honroso convite, o qual não poderíamos deixar de aceitar. Estávamos no início da primavera e tínhamos uma estação do ano para aprontar o trabalho. Tínhamos que estar isolados e usar máscara ao sair, lavando sempre as mãos! Justamente na primavera, período que nos inspira a pensar em renovação e que, neste ano, em particular, nos estimula a ter esperança!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

do Carmo Galiazzi, M., Güntzel Ramos, M., & do Rosário Lima , V. M. . (2020). Editorial: v. 8, n. 19, dez. 2020. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), iv-xix. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/390