Editorial: v. 8, n. 19, dez. 2020
Abstract
Foi com entusiasmo que recebemos o convite dos editores da Revista de Pesquisa Qualitativa para elaborarmos um dossiê sobre a metodologia de análise de textos em pesquisas qualitativas denominada de Análise Textual Discursiva (ATD).
Encaramos o desafio pensando em dois aspectos. O primeiro, de ordem afetiva, é a homenagem a nosso orientador, Prof. Roque Moraes, que desenvolveu e cunhou a Análise Textual Discursiva em um tempo que se concretizou quando fomos seus alunos de doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. De muitos diálogos, originou-se o livro Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), mas as marcas de sua elaboração estão em seus textos anteriores.
O segundo aspecto é o da difusão dessa metodologia em diferentes campos de pesquisas qualitativas, especialmente na Educação, na formação de professores e no Ensino de Ciências. Esta provavelmente foi a razão pela qual os editores da Revista de Pesquisa Qualitativa fizeram o honroso convite, o qual não poderíamos deixar de aceitar. Estávamos no início da primavera e tínhamos uma estação do ano para aprontar o trabalho. Tínhamos que estar isolados e usar máscara ao sair, lavando sempre as mãos! Justamente na primavera, período que nos inspira a pensar em renovação e que, neste ano, em particular, nos estimula a ter esperança!
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Qualitative Research Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.