Um diálogo pensante com a poesia: buscando construir práticas de conhecimento
Abstract
Resumo: Este trabalho busca a construção de práticas de conhecimento para além daquelas que trazem suas raízes no paradigma epistemológico da ciência moderna. Para tanto, intenta provocar o diálogo entre saberes - a filosofia e a poesia. Considera que o conhecimento pode se dar num movimento transicional, engendrando um círculo compreensivo/interpretativo de natureza fenomenológico-hermenêutica. Apresenta ainda um exercício pedagógico, como parte de uma trajetória metodológica, que se propõe a traduzir-se como prática de conhecimento.
Palavras-chave: Práticas de Conhecimento; Diálogo entre Saberes; Trajetória Pedagógico-Metodológica; Fenomenologia; Hermenêutica
A thoughtful dialogue with poetry: seeking to build knowledge practices
Abstract: This article presents practices of knowledge building in addition to those that are rooted in the epistemological paradigm of modern science. In that purpose, it attempts to promote the dialogue between two sectors of knowledge – philosophy and poetry. It considers that knowledge may realize itself according to a transitional movement, creating a phenomenological-hermeneutic cycle of comprehensions and interpretations. It also presents an educational exercise, as part of a methodological trajectory, which intends to translate itself as knowledge practice.
Keywords: Knowledge Practices; Dialogue between Sectors of Knowledge; Pedagogical/Methodological Trajectory; Phenomenology; Hermeneutics.
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