Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220Abstract
Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.
Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais.
Grounded Theory operationalization: the methodological route
Abstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.
Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures.
Downloads
Metrics
References
APRAMIAN, T. et al. (Re)Grounding grounded theory: a close reading of theory in four schools. Qualitative Research, Nova Iorque, v. 17, n. 4, p. 359-376, oct. 2016.
BANDEIRA-DE-MELLO, R. Softwares em pesquisa qualitativa. In: GODOI, C. K; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 429-460.
BANDEIRA-DE-MELLO, R.; CUNHA, C. Operacionalizando o método da grounded theory nas pesquisas em estratégia: técnicas e procedimentos de análise com apoio do software ATLAS/TI. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 1,2003, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2003. p. 1-18.
BIANCHI, E. M. P. G.; IKEDA, A. A. Usos e aplicações da grounded theory em administração. Revista Gestão. Org, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 231-248, mai. 2008.
BLUMER, H. Simbolic interacionism. 1. ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1969.
CHARMAZ. K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CRESWELL, J. W. C. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Los Angeles: Sage, 2014.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. The sage handbook of qualitative research. 3. ed. Los Angeles: Sage, 2005.
FREITAS, A. S. A implementação do e-learning nas escolas de gestão: um modelo integrado para o processo de alinhamento ambiental. 2009. 330 f. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
HOPFER, K. R.; MACIEL-LIMA, S. M. Grounded Theory: avaliação crítica do método nos estudos organizacionais. Revista FAE, Curitiba, v. 11, n. 2, p. 15-24, jul./dez. 2008.
KUHN, T. S. The structure of scientific revolutions. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
MORGAN, G. Paradigms, metaphors, and puzzle solving in organization theory. Administrative Science Quarterly, Nova Iorque, v. 25, n. 4, p. 605-622, dec. 1980.
MURPHY, C.; KLOTZ, A. C.; KREINER, G. E. Blue skies and black boxes: The promise (and practice) of grounded theory in human resource management research. Human Resource Management Review, Amsterdã, v. 27, n. 2, p. 291-305, june. 2016.
PINTO, M. R.; SANTOS, L. L. S. A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo. O&S, Salvador, v. 19, n.62, p. 417-436, jul./set. 2012.
SCHRÖEDER, C. Educação a distância e mudança organizacional na escola de administração da UFRGS: uma teoria substantiva. 2009. 252 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Escola de Administração, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SHAIKH, A.; KARJALUOTO, H. Making the most of information technology e systems usage: a literature review, framework and future research agenda. Computers in Human Behavior, Amsterdã, v. 49, p. 541-566, aug. 2015.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SUDDABY, R. From the editors: what grounded theory is not. Academy of Management Journal, Nova Iorque, v. 49, n. 4, p. 633-642, aug. 2006.
TAROZZI, M. O que é a grounded theory: metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TAYLOR, J. S.; BOGDAN, R. Introduction to qualitative research methods: a guidebook and resource. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.