A interpretação de Husserl da matemática como pressuposto teórico para o ensino dessa disciplina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1685

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aritmética, Matemática superior, Método fenomenológico, Processo cognitivo, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O texto está dividido em duas partes: na primeira, descreve-se sinteticamente a interpretação filosófica de Edmund Husserl da matemática, fazendo referência aos textos mais significativos: Filosofia da Matemática, Investigações Lógicas, Lógica Formal e Transcendental e A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental. Destaca-se como essa ciência se configura, segundo o fenomenólogo, tanto no plano pré-categorial, quanto no categorial. Na segunda parte, aborda-se a questão do ensino da Matemática em relação à escola do ensino fundamental, quanto à do ensino médio e à do superior. Convida-se o docente a levar em consideração a interpretação husserliana da matemática para adaptar o ensino às capacidades de aprendizagem dos estudantes. Na verdade, isso pressupõe o conhecimento de questões gnoseológicas e antropológicas ligadas ao desenvolvimento do ser humano individual. Também são propostas estratégias para facilitar a aprendizagem da matemática, a qual requer capacidades particulares de abstração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALES BELLO, A. Il senso delle cose. Per un realismo fenomenologico. Roma: Castelvecchi, 2013.

ALES BELLO, A. Il Senso dell’Umano tra Fenomenologia Psicologia e Psicopatologia. Roma: Castelvecchi, 2016.

FREGE, G. Recensione a Husserl. In: MANGIONE, C. (org.). Logica e Matematica. Torino: Boringhieri, 1977.

HUSSERL, E. Die Krisis der europäischen Wissenschaften und die transzendentale Phänomenologie. Eine Einleitung in die phänomenologische Philosophie. Hrsg. von Walter Biemel. The Hague: Martinus Nijhoff, 1976. (Husserliana 6).

HUSSERL, E. Ding und Raum. Vorlesungen 1907. Hrsg. von Ulrich Claesges. The Hague: Martinus Nijhoff, 1973.

HUSSERL, E. Filosofia dell’aritmetica. Tradução de Giovanni Leghissa. Milano: Bompiani, 2001.

HUSSERL, E. Formale and transzendentale Logik. Versuch einer Kritik der logischen Vernunft. Hrsg. von Paul Janssen. The Hague: Martinus Nijhoff, 1974.

HUSSERL, E. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. Hrsg. von Walther Biemel. The Hague: Martinus Nijhoff, 1950.

HUSSERL, E. Idee per una fenomenologia pura e una filosofia fenomenologica. Libro primo: Introduzione generale alla fenomenologia pura. Editoração de V. Costa, tradução de E. Filippini. Torino: Einaudi, 2002.

HUSSERL, E. Il bambino. La genesi del sentire e del conoscere l’altro. Tradução, prefácio, análise do texto e comentário de Angela Ales Bello. Roma: Fattore Umano Edizioni, 2019.

HUSSERL, E. La cosa e lo spazio. Lineamenti fondamentali di fenomenologia e critica della ragione. Tradução de Anselmo Caputo e Michele Averchi. Introdução de Vincenzo Costa. Soveria Mannelli: Rubbettino, 2009.

HUSSERL, E. La crisi delle scienze europee e la fenomenologia trascendentale. Tradução de Enrico Filippini. Milano: Il Saggiatore, 1987.

HUSSERL, E. Logica formale e trascendentale. Tradução de Guido D. Neri. Bari: Laterza, 1966.

HUSSERL, E. Logische Untersuchungen. Erster Teil. Prolegomena zur reinen Logik. Hrsg. von Elmar Holstein. The Hague: Martinus Nijhoff, 1975. (Husserliana 18).

HUSSERL, E. Philosophie der Arithmetik: Mit ergänzenden Texten (1890-1901). Hrsg. von Lothar Eley. The Hague: Martinus Nijhoff, 1970.

STEIN, E. Beiträge zur philosophischen Begründung der Psychologie und der Geisteswissenschaften. Freiburg-Basel-Wien: Herder, 2010. (ESGA, v. 6).

STEIN, E. Bildung und Entfaltung der Individualität. Beiträge zum christlichen Erziehungsauftrag. Bd. 16. Freiburg-Basel-Wien: Herder, 2002.

STEIN, E. Bildung und Entfaltung der Individualität. Tradução de Anna Maria Pezzella e Alice Togni. Organizado por Angela Ales Bello e Marco Paolinelli. Roma: Città Nuova, 2017.

STEIN, E. Beiträge zur philosophischen Begründung der Psychologie und der Geisteswissenschaften. Tübingen: M. Niemeyer, 1970.

STEIN, E. Psicologia e scienze dello spirito - Contributi per una fondazione filosofica. Tradução de Anna Maria Pezzella. Prefácio de Angela Ales Bello. Roma: Città Nuova, 1999.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Ales Bello, A. (2025). A interpretação de Husserl da matemática como pressuposto teórico para o ensino dessa disciplina . Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 01–16. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1685

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.