Realismo Agencial e educações matemáticas: uma con/figuração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1407

Palavras-chave:

Educações Matemáticas, Realismo Agencial, Leitura Difrativa, Filosofia da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é produzir reverberações entre o Realismo Agencial, conforme articulado por Karen Barad, e educações matemáticas que se performam como práticas, movimentos e convites múltiplos, situados e sempre-em-produção. Ao tensionar modos normativos de produção de saberes, insinuamos possibilidades de existências outras, que se materializam discursivamente em meio às dobras do cotidiano escolar e acadêmico. A escrita se constrói como gesto difrativo e performativo, operando com conceitos como fenômeno, intra-ação, cortes agenciais, aparatos e respons-abilidade — não como ferramentas explicativas, e sim como companhias conceituais que cortam, embaralham e reconfiguram sentidos. Con/figuramos fronteiras entre teoria e prática, sujeito e objeto, epistemologia e ontologia, não para delimitá-las, mas para expô-las em suas instabilidades, em um compor, conversações, em uma dobra de pensamento, uma torção que intensifica um gesto de deslocamento, uma fresta nestas e outras con/figurações: um exercício filosófico em educações matemáticas.

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Biografia do Autor

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado em Matemática (2004) pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação Matemática (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Realizou estágio, durante o mestrado, na Miami University, United States (2006). Doutor em Educação Matemática (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou pós-doutorado na School of Education da University of Cape Town, South Africa (2019-2020). É professor associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado). Atua também como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na UFMT-SINOP (Mestrado Profissional). Foi coordenador Adjunto da UAB-UFMS (2009-2011). Foi coordenador da Licenciatura em Matemática, EAD-UFMS (2016-2017). Foi Editor da revista Perspectivas da Educação Matemática (2014-2019). Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Mato Grosso do Sul (2012-2015 e 2015-2018). Foi coordenador do Grupo de Trabalho de Avaliação e Educação Matemática da SBEM (2019-2021 e 2022-2024). Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores, Avaliação em Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Filosofias da Diferença, Pós-Humanismo e Pensamento Decolonial.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Ferreira Gomes, L., & Viola dos Santos, J. R. (2025). Realismo Agencial e educações matemáticas: uma con/figuração. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 313–331. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1407

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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