Explorações matemáticas com realidade aumentada: em destaque o movimento do corpo próprio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1403

Palavras-chave:

Fenomenologia, Espacialidade, Constituição de Conhecimento, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

Neste texto, destaca-se o movimento do corpo próprio na constituição de conhecimento matemático com a tecnologia de realidade aumentada (RA), particularmente com o aplicativo GeoGebra AR. Para tanto, elegem-se recortes de duas pesquisas nas quais se analisa o movimento da pessoa que faz exploração com essa tecnologia. A postura assumida na condução das tarefas com as pessoas e na análise dos dados é fenomenológica, o que possibilita expor o sentido do movimento com RA olhando para a ação da pessoa que realiza exploração. Para apresentar o compreendido, articulam-se aspectos da análise dos dados dessas pesquisas com o sentido atribuído à vivência, dando enfoque à formação de professores, solo das investigações. Ressalta-se que, na vivência da pessoa que faz as explorações com o aplicativo, o corpo intencionalmente se coloca em movimento como sujeito da percepção, atribuindo sentido ao que percebe no mundo da vida em que sempre já está lançado.

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Biografia do Autor

Rosa Monteiro Paulo, 11 98325 5908

Livre Docente em Educação Matemática pela Unesp, campus de São José do Rio Preto. Professora Associada da Universidade Estadual Paulista, Unesp´ atuando na Licenciatura em Matemática na Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matema´tica, Rio Claro. Pesquisadora e Líder 2 do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática. Coordenadora do GT 11- Filosofia da Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Paulo, R. M., Carolina Cordeiro Batista, & Pereira, A. L. (2025). Explorações matemáticas com realidade aumentada: em destaque o movimento do corpo próprio. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 248–268. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1403

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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