Questões ambientais no estudo de temas algébricos: uma possibilidade de abordagem fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1394

Palavras-chave:

Fenomenologia, Cuidado heideggeriano, Ecologia, Ensino de álgebra

Resumo

Este artigo investiga como abordar questões ambientais no estudo de temas algébricos na escola, a partir de uma perspectiva fenomenológica. Essa temática urgente, fundamenta-se na crítica à ciência moderna, que, ao objetificar a natureza e tratar o mundo de forma dicotômica, contribuiu para uma visão fragmentada e exploratória da realidade, culminando em práticas predatórias e de consumismo desenfreado. Contrapondo-se a essa lógica, são apresentados os conceitos de cuidado autêntico e corpo-vivente, com base em Heidegger e Merleau-Ponty, propondo uma compreensão da pessoa como responsável pelo mundo que habita. Na escola, essa atitude cuidadosa pode ser assumida por professores de matemática ao articularem conteúdos algébricos com temas ambientais, promovendo uma mudança de entendimento. Portanto, a integração entre álgebra e questões ambientais é possível quando o ensino se ancora na compreensão da pessoa como cuidado, favorecendo práticas pedagógicas que contemplem dinâmica de populações, função quadrática, processos de iteração e função composta.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Baier, T., Zimdars, E., & Souza, N. S. G. de. (2025). Questões ambientais no estudo de temas algébricos: uma possibilidade de abordagem fenomenológica. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 211–226. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1394

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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