Uma investigação qualitativo-fenomenológica em uma atividade de laboratório de Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1391

Palavras-chave:

Fenomenologia, Pesquisa Qualitativa, Conhecimento geométrico, Laboratório de Educação Matemática

Resumo

Este texto traz uma discussão reflexiva sobre práticas pedagógicas que se pautam no âmbito do pensamento qualitativo. Tendo como fundo uma pesquisa de campo realizada com alunos do oitavo ano de uma escola pública, envolvidos em atividade de confecção e uso de um jogo de tabuleiro que visava ao conhecimento geométrico, trazem-se ideias de vários estudiosos que articulam o pensar qualitativo fenomenológico e dão base para essa pesquisa. Resultados são considerados para a reflexão de o quanto os pesquisadores envolvidos alcançaram, especialmente na direção de se responder como a constituição do conhecimento geométrico se deu no ambiente aberto para o qualitativo. As bases fenomenológicas assumidas pelos pesquisadores são também objeto de reflexão na direção do apronto metodológico, na produção e análise dos dados, bem como das intenções pedagógicas assumidas.

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Biografia do Autor

Raniane Lucimar Almeida de Aquino, Prefeitura

Licenciada em Matemática. Mestre em Educação Matemática. Professora na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Detoni, A. R., & Almeida de Aquino, R. L. (2025). Uma investigação qualitativo-fenomenológica em uma atividade de laboratório de Educação Matemática. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 269–286. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1391

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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