A experiência e a relação eu-outro e suas implicações para a constituição do ser professor com a Investigação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1364

Palavras-chave:

Formação de Professores, Existencialismo, Filosofia da Educação Matemática

Resumo

Com a perspectiva fenomenológica existencial exponho, neste trabalho, reflexões sobre a significância da experiência e da relação eu-outro para a constituição do ser professor com a Investigação Matemática. Para tanto, enfoco-as com aquilo que foi vivido e expresso por sete professores que estiveram juntos em um coletivo. Com as compreensões que a mim vieram se aclarando, é possível inferir que a relação eu-outro mostrou-se significativa à medida que promoveu a abertura para o outro, evidenciando o ser-com  e o zelo pela alteridade. A significância da experiência dá-se quando ela se mostra como um existir, isto é, como experiência vivida no curso mundano das existências de cada ser-ali e não como experiência proclamada e exercida por um eu sobre um outro.

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Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática. Mestre em Ensino. Licenciado em Matemática. Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro líder do grupo de pesquisa Investigação Matemática na Educação Matemática (IMEM). Áreas de interesse: Investigação Matemática na Educação Matemática e Filosofia da Educação Matemática.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Wichnoski, P. (2025). A experiência e a relação eu-outro e suas implicações para a constituição do ser professor com a Investigação Matemática . Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 357–372. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1364

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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