Autobiografia, histórias de vida e entrevista interativa: fundamentos teórico-metodológicos promissores à formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1211

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)biográfica, Histórias de Vida, Entrevista Interativa, Formação de porfessores

Resumo

O presente estudo objetiva explicitar a (Auto)biografia, enquanto abordagem de pesquisa, as Histórias de Vida como método que detém funções de instrumento de investigação e de formação e a Entrevista Interativa como promissor dispositivo formativo, de modo a compreender impactos nas pesquisas em Educação e formação de professores. Os aportes epistemológicos lastram-se nas discussões de teóricas(os) da Pesquisa (Auto)biográfica, das Histórias de Vida e da Pesquisa-formação. Os estudos

evidenciaram que

as Histórias de Vida assumem importância enquanto método de pesquisa, abrangendo experiências da vida pessoal-profissional e processos de formação. Nesse caminho, a biografização docente, produzida na pesquisa-formação, promove formação e (auto)formação, que impactam em (trans)formações futuras nas práticas. Além disso, apresentamos a Entrevista Interativa como alternativa autêntica de dispositivo de interação-formação, que reconhecendo necessidade de multiplicar procedimentos e impactando na realização da aventura biográfica.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).

Marta de Souza França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, Feira de Santana. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL)

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Publicado

2025-11-08

Como Citar

Ferreira, L. G., & França, M. de S. (2025). Autobiografia, histórias de vida e entrevista interativa: fundamentos teórico-metodológicos promissores à formação de professores. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 742–771. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1211

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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