Editorial: v. 8, n. 16, abr. 2020
Resumo
A interdisciplinaridade pode ser compreendida como a integração conceitual, metodológica e disciplinar, de modo colaborativo, para superação da fragmentação do conhecimento e compreensão de fenômenos complexos, híbridos e contemporâneos, em sua totalidade. Estudiosos de diversas áreas do conhecimento apontam a interdisciplinaridade como proposta eficaz na formação, assim como no mundo do trabalho. Ela desencadeia um movimento dialético, para apreensão da realidade, um caminho metodológico na construção do conhecimento, a partir dos intercâmbios socioculturais. Desse modo, a interdisciplinaridade busca nova atitude e ações para superação das dicotomias entre a teoria e conhecimento com a prática em diferentes contextos (MENESES et al., 2019; PEREZ, 2018; XAVIER et al., 2018)Downloads
Métricas
Referências
MENESES, A. F. P. et al. Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 236-349, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2532/752. Acesso em: 10 mar. 2020.
MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 1-12, abr. 2017a
MINAYO, M. C. S. Profundas raízes de uma árvore frondosa: fundamentos e diversidade em pesquisa qualitativa. In: COSTA, A. P.; SÁNCHES-GÓMES, M. C.; CILLEROS, M. V. M. A prática na investigação qualitativa: exemplos de estudos. Aveiro: Ludomedia, 2017b. p. 09-16.
MINAYO, M. C. S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 40, n. 40, p. 139-153, 2018.
SANTOS, R. P.; NEVES, E. T.; CARNEVALE, F. Qualitative methodologies in health research: interpretive referential of Patricia Benner. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 1, p. 178-182, jan./fev. 2016.
PEREZ, O. C. O que é Interdisciplinaridade? Definições mais comuns em artigos científicos brasileiros. Interseções, Rio de Janeiro, v. 20 n. 2, p. 454-472, dez. 2018.
XAVIER, A. R. et al. Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas. Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 68-83, jan./mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.