Operacionalização de uma Grounded Theory: o percurso metodológico
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.220Resumo
Resumo: Pesquisadores encontram dificuldades para desenvolver estudos utilizando o método da Grounded Theory (GT). Este artigo traz o percurso metodológico da operacionalização de uma GT. A investigação que proporcionou este relato buscou esclarecer quais são e como atuam os fatores que influenciam a utilização do Learning Management System na gestão da Educação a Distância, em uma universidade, a partir da experiência dos seus gestores. A pesquisa adotou a corrente Straussiana: o problema foi explicitamente definido e foram desenvolvidas a codificação aberta, a axial e a seletiva, com dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e documentos. A principal contribuição deste artigo é apresentar os procedimentos operacionais para a construção de uma GT.
Palavras-chave: Grounded theory; Método; Pesquisa qualitativa; Procedimentos operacionais.
Grounded Theory operationalization: the methodological route
Abstract: Researchers has been found difficult to develop studies using the Grounded Theory (GT) method. This article presents the methodological route about an operationalization of a GT. The research that provided this description sought to clarify what are and how they act the factors that influence the use of the Learning Management System in the management of Distance Education in a university, based on the experience of its managers. The research adopted the Straussian current: the problem was explicitly defined and open, axial and selective coding were developed, with data collected from documents and semi-structured interviews. The main contribution of this article is to present the operational procedures for the construction of a GT.
Keywords: Grounded Theory; Method; Qualitative Research; Operational procedures.
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