Lógica da pesquisa qualitativa e questões éticas: síntese integradora e desdobramentos dos painéis do VI SIPEQ
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.513Resumo
Expomos, neste texto, uma síntese integradora sobre os principais aspectos abordados nos três painéis do VI Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ, realizado em setembro de 2021, online. Destaca-se que a síntese decorre da fala de 15 pesquisadores renomados, de diferentes áreas do conhecimento que assumem a pesquisa qualitativa em suas práticas de pesquisa. Os aspectos foram registrados durante os painéis, com o auxílio de uma ferramenta online para a construção de “mapas mentais”. Com essa ferramenta, além de pontuá-los, foi possível articulá-los, buscando convergências de sentido entre as falas. De modo geral, há aspectos filosóficos, teórico-epistemológicos, legais, operacionais e experienciais que foram aprofundados pelos painelistas. Dessas reflexões emergiram sugestões de encaminhamento que, conforme compreendemos, podem ser explicitadas em assertivas, como: a pesquisa qualitativa não se restringe às Ciências Humanas; os Comitês de Ética devem levar a cabo a composição equitativa das áreas; a inspiração em conselhos de ética internacionais, podem lançar mais luzes às condutas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, CONEP e dos Comitês de Ética locais.
Palavras-chave: Ética em Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Procedimentos Éticos.
Downloads
Métricas
Referências
BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e da historicidade do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução CNS nº 446/2011 define e caracteriza o funcionamento do conselho de ética em pesquisa no Brasil. Brasília: CNS, 2011.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 466/2012 trata de pesquisas e testes em seres humanos. Brasília: CNS, 2012.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução CNS nº 510/2016 determina diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Brasília: CNS, 2016.
HUSSERL, E. Investigações lógicas: sexta investigação. São Paulo nova cultural, 1996, p. 5-23. (Os Pensadores).
KUHN, T. A estrutura das revoluções Científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1978.
STEIN, E. Aproximações sobre hermenêutica. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (Coleção Filosofia).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.