A lógica pura e uma constituição fenomenológica das estruturas algébricas: apofântica, ontologia e teoria das multiplicidades em Edmund Husserl
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1406Palabras clave:
Fenomenologia, Lógica, ÁlgebraResumen
Este artigo apresenta uma possibilidade de compreensão das estruturas algébricas a partir de estudos relacionados à Lógica pura e à Teoria das Multiplicidades de Edmund Husserl. Parte-se da refutação ao psicologismo e da consequente fundamentação da Lógica como ciência teorética, normativa e ideal. Em seguida, distingue-se a lógica apofântica e a ontologia formal como esferas correlatas da Lógica pura, responsáveis, respectivamente, pela estrutura dos juízos e pelas formas possíveis de objetividade. A Teoria das Multiplicidades é então introduzida como o desdobramento natural dessa articulação, fornecendo as bases para a constituição de domínios matemáticos ideais. A Teoria dos Grupos é analisada como um exemplo paradigmático de multiplicidade algébrica, evidenciando como leis formais e juízos predicativos constituem objetos ideais. Conclui-se que as estruturas algébricas, compreendidas fenomenologicamente, decorrem de uma racionalidade judicativa fundada na Lógica pura.
Descargas
Citas
BORTOLETE, J. C. O pensar algébrico: uma perspectiva fenomenológica. 2024. 221 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2024.
COSTA, AMOROSO M. As ideias fundamentais da Matemática e outros ensaios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1971.
BUDDEN, F. J. The fascination of Groups. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.
GONÇALVES, A. Introdução à álgebra. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2009.
HUSSERL, E. Meditações cartesianas: uma introdução à fenomenologia. São Paulo: edipro, 2019.
HUSSERL, E. Investigações Lógicas: Prolegômenos à Lógica Pura. Rio de Janeiro: Gen, 2014.
HUSSERL, E. Investigações Lógicas: investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Gen, 2012a.
HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à Filosofia fenomenológica. Rio de Janeiro: Gen, 2012.
HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: Introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
HUSSERL, E. Lógica formal y lógica transcendental. México: UNAM, Centro de Estudios Filosóficos, 1962.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






