Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências

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Resumo

Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.

Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia.

 

Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education research

Abstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.

Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology.

 

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Sousa, R. S. de, Galiazzi, M. do C., & Schmidt, E. B. (2016). Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(6), 311–333. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39