AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO
Abstract
Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola.
Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.