Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores
Resumo
Resumo: Um dos principais objetivos deste artigo é contextualizar a forma pela qual patologias relacionadas ao aprendizado, como a dislexia, têm sido equivocadamente atribuídas às crianças que apresentam dificuldades resultantes de questões pedagógicas, políticas e sociais, o que caracteriza o processo de patologização de dificuldades normais. A partir deste contexto, buscarei abordar o papel de triagem atribuído ao professor neste processso e as contribuições que a Neurolinguística de orientação discursiva pode dar aos cursos de formação de professores a fim de evitar este processo de patologização que tanto prejudica as crianças.
Palavras-chave: Currículo; Patologização; Formação de Professores; Estudos Linguísticos.
Contributions from discursive neurolinguistics to teacher training
Abstract: One of the main goals of this article is to contextualize the way in which pathologies related to learning, such as dyslexia, have been mistakenly attributed to children who show difficulties resulting from pedagogical, political and social issues, which characterizes the pathologization process of normal difficulties. From this context, I will approach the role given to the teachers in this process and the contributions that the Neurolinguistics of discursive orientation can give to the courses of teacher training in order to avoid this process of pathologization that compromises many children.
Keywords: Curriculum; Pathologization; Teacher Training; Linguistic Studies.
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