Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191

Resumo

Resumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.

Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada.

 

Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded Theory

Abstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.

Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory.

 

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Biografia do Autor

Angela Gilda Alves, FACULDADE SUL-AMERICANA - FASAM

GRADUADA EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.

MESTRA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOUTORANDO PELO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE SUL-AMERICANA (FASAM)

Cleusa Alves Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, FACULDADE DE ENFERMAGEM

GRADUADA EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS.

MESTRA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOUTORA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Eurides Santos Pinho, FACULDADE SUL-AMERICANA - FASAM

GRADUADA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

MESTRA EM SAÚDE COLETIVA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE SUL-AMERICANA (FASAM)

Gabriela Camargo Tobias, FACULDADE SUL-AMERICANA - FASAM

GRADUADA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

MESTRA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOUTORANDA PELO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE SUL-AMERICANA (FASAM)

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Alves, A. G., Martins, C. A., Pinho, E. S., Tobias, G. C., & Barbosa, M. A. (2019). Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(15), 414–427. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191

Edição

Seção

Estudos