Análise da construção de problemas de pesquisa e das considerações finais em teses da área de ensino de matemática
Resumo
Resumo: Se apresenta um estudo de caso desenvolvido com a intenção de responder a seguinte questão de pesquisa: quais as relações existentes entre os problemas de pesquisa e os resultados expressos nas considerações finais, em teses produzidas em universidades federais do Rio Grande do Sul e publicadas nos últimos 4 anos, na área de ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais (TD)? Para melhor responder ao problema formulado estabeleceram-se critérios prévios com base na literatura sobre o tema. A análise dos dados, que foi procedida pelo método de Análise Textual Discursiva, permitiu concluir que todas as teses analisadas apresentaram problemas de pesquisa que foram resgatados nas considerações finais, fato que esclareceu a questão de pesquisa proposta neste estudo.
Palavras-chave: Problema de pesquisa; Considerações finais; Pesquisa qualitativa.
Analysis of the construction of research problems and the final considerations in the thesis of mathematics teaching area
Abstract: This article presents a case study which aims to understand the relation between research problems and results expressed in the concluding remarks in doctoral theses produced by Brazil south federal universities. The doctoral thesis analyzed focuses on the area of mathematics teaching using Digital Technologies. To better respond to the problem formulated, previous criteria are established based on the subject literature. The analysis of the data, which was carried out by the Discursive Textual Analysis method, allowed to conclude that there is a relationship between the research problems and the respective final considerations in the analyzed reports, this fact that clarified the research question proposed in this study.
Keywords: Research problems; Concluding remarks; Qualitative Research.
Downloads
Métricas
Referências
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Thomson, 2006.
BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1 ed. Portugal: Porto Editora, 1994.
BONA, A. O espaço de aprendizagem digital da matemática: o aprender a aprender por cooperação. 2012. 252p. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/63132>. Acesso em: 10 mar. 2016.
CRESWELL, J. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FANTINEL, P. C. A Autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância: uma proposta de articulação curricular. 2015. 233p. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/128910?locale-attribute=pt_BR>. Acesso em: 15 Dez. 2016.
FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GRAY, David. Pesquisa no Mundo Real. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
HOLDROOK, A. et al. Investigating PhD thesis examination reports. International Journal of Educational Research, Amsterda, v. 41, n. 2, p. 91-194, jun, 2005. Disponível em:
< http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035505000212 >. Acesso em: 12 mar. 2016.
LOPES, A. M. Estratégias de mediação para o ensino da matemática com objetos de aprendizagem acessíveis: um estudo de caso com alunos com deficiência visual. 2012. Quantidade de páginas. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55685>. Acesso em: 15 Dez. 2016.
MENEGAIS, D. A. F. N. A formação continuada de professores de matemática: uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente. 2015. 201p. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/122036?locale-attribute=pt_BR>. Acesso em: 15 Dez. 2016.
MORAES, R. No ponto final a clareza do ponto de interrogação inicial: a construção do objeto de uma pesquisa qualitativa. Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 46, p. 231-248, 2002.
MORAES, R. Uma tempestade de luz. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2015.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2007.
MORAES, M. C. Atualizações de prática pedagógica de professores de Matemática em uma ecologia digital expressas no conversar? 2015. 185 p. Tese (Doutorado em Educação
em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2015. Disponível em: <http://www.argo.furg.br/bdtd/0000010652.pdf>. Acesso em: 10 Mar. 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
SENA, R. M. Mosaico tecnológico na formação de conceitos sobre polígonos: um estudo sobre a lógica dos adolescentes. 2014. 199 p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rio Grande, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/94694>. Acesso em: 10 Mar. 2016.
SILVA, R. S. Cadeias de Markov e modelagem matemática: da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/133193?locale-attribute=pt_BR>. Acesso em: 10 Mar. 2016.
STAKE, R. E. Investigación con estudio de casos. 4 ed. Madrid: Morata, 2007.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
STORMOWSKI, V. Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia: uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD. 2015. 226 p. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2015. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/135354?locale-attribute=pt_BR>. Acesso em: 12 Mar. 2016.
TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa. 3 ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.