O cuidado de crianças hospitalizadas com condições crônicas complexas: vivências e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.351Resumo
Esse artigo apresenta e discute a relação subjetiva e intersubjetiva dos profissionais de saúde com crianças com condições crônicas complexas de saúde e suas famílias. É parte de uma pesquisa qualitativa, construída a partir do método etnográfico, numa enfermaria de pediatria de um hospital federal do Rio de Janeiro. Buscou-se entender a lógica e lacunas do cuidado hospitalar, principalmente voltada para as questões subjetivas das crianças. O estudo permitiu vários tipos de observação, que estão organizados em três tópicos: 1) Movimentos, atores e intervenções: observando o cenário, fruto de observação participante; 2) Olhar, compreender, interagir e respeitar: ouvindo quem cuida; 3) Aprender, compreender, interpretar e agir. As habilidades profissionais para o cuidado integral dessas crianças são construídas cotidianamente, baseadas nas necessidades de cada uma, englobando os aspectos físicos, subjetivos, coletivos e história de vida. A subjetividade e intersubjetividade são a alma propulsora da dinâmica da vida na enfermaria.
Palavras-chave: Hospitalização; Pediatria; Doença crônica; Assistência hospitalar; Sistema de aprendizagem em saúde.
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