Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão

Autores

  • Maria Helena Silveira Bonilla Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Manoela Cristina Correia Carvalho da Silva Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Taiane Abreu Machado Discente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.236

Resumo

Resumo: Com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), confirma-se o direito das pessoas com deficiência à educação em escolas comuns. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser grandes aliadas nesse processo, inclusive para pessoas com deficiência visual, o maior contingente de pessoas entre aquelas que têm deficiências no Brasil e um público para o qual o uso não criterioso de tecnologias digitais pode apresentar sérias barreiras devido à carga imagética associada às TIC. O presente estudo, além de discutir as principais barreiras na comunicação e na informação enfrentadas por pessoas com deficiência visual, apresenta alternativas de como educadores podem incorporar as TIC a sua prática pedagógica e fomentar a colaboração, a descentralização do conhecimento, a autonomia e a criatividade.

Palavras-chave: Deficiência visual; TIC; Lei brasileira de inclusão.

 

Digital technologies and visual impairment: the contribution of ICT to pedagogical practices in the context of the Brazilian Law for the Inclusion of persons with disability 

Abstract: With the enactment of the Brazilian law for the inclusion of persons with disability, the right of people with special needs to be educated in regular schools has been confirmed. Information and communication technologies (ICT) can be of great use in this process, even for visually impaired people, the largest contingent of people among those with disabilities in Brazil and an audience for whom the non-judicious use of digital technologies may present serious barriers due to the imaging load associated to ICT. In the present study, besides discussing the main barriers in information and communication faced by blind people, the authors present alternatives to educators who wish to incorporate ICT into their pedagogical practices and foster collaboration, helping enhance the decentralization of knowledge, autonomy and creativity.

Keywords: Visual impairment; ICT; Brazilian law for the inclusion of persons with disability.

 

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Biografia do Autor

Maria Helena Silveira Bonilla, Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação; Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação; Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC; Áreas de interesse: Educação e novas tecnologias, tecnologia educacional e educação matemática.

Contato: bonillabr@gmail.com

Manoela Cristina Correia Carvalho da Silva, Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Educação da UFBA; Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Departamento de Letras Língua Estrangeira; Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais – GEINE e Tradução, Mídia e Audiodescrição - TRAMAD; Áreas de interesse: Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Audiodescrição.  

Contato: penteacher2@yahoo.com.br

Taiane Abreu Machado, Discente da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestra em Educação (UFBA); Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER); Pedagoga (UFBA); Linha de pesquisa em Educação e Diversidade; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais – GEINE (UFBA); áreas temáticas de interesse: Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Formação Docente. Contato: abreu.tam@gmail.com

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Bonilla, M. H. S., Silva, M. C. C. C. da, & Machado, T. A. (2018). Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão. Revista Pesquisa Qualitativa, 6(12), 412–425. https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.236

Edição

Seção

SeçaoTemática - Pesquisa Qualitativa sobre Tecnologias Educacionais na Educaçao